Não importa a área, o batom é o produto queridinho na maquiagem criada por Ricardo dos Anjos para o desfile da grife Amapô, que apresenta a coleção verão 2012 neste sábado (18), último dia de São Paulo Fashion Week.
Segundo o top maquiador, a beleza é bem natural, com o batom aplicado nas pálpebras, na bochecha e na boca.
São dois os tons que predominam: o que lembra papelão, como explica Ricardo, e outro mais alaranjado. Nos olhos, máscara nos cílios superiores e um traço de lápis branco.
O toque final dos looks ficou por conta do gloss, que também foi aplicado na área dos olhos.
Mas será que isso é uma tendência restrita à passarela ou pode ser usada no dia a dia? Ricardo explica.
- Qualquer produto pode ser usado em qualquer lugar desde que se tenha a 'manha' do que se está fazendo. Neste caso, que é uma textura cremosa, tivemos o cuidado de usar o batom apenas no canto interno do olho, área que mexe menos. Já o canto externo, por exemplo, que tem maior movimento, pode fazer com que o gloss escorra um pouco. Então, o gloss foi espalhado com um pincel mais fofinho, para não deixar acúmulo. Afinal, é o acúmulo que faz o gloss escorrer.
A inspiração de Ricardo para a técnica coringa é uma receita de família.
- Eu tirei isso da minha avó, que tinha como maquiagem apenas pó e batom. Ela passava o batom em todo o rosto.
Já nas unhas, uma técnica fácil feita pelas manicures. Duas tiras de fita colante foram dispostas em cada unha das modelos. Então, foi aplicada por cima uma camada do esmalte Azul Hortênsia. Para finalizar, base por cima. Com o esmalte quase seco, para não rachar a cor, as tiras foram retiradas criando o efeito nas unhas.