Recebemos de Elisa, esposa de Abdias Nascimento.

 

Rio de Janeiro, 09 de junho de 2011.
A Sua Senhoria, a Senhora
ARÍSIA BARROS
Coordenadora do Projeto Raízes da África
Maceió, AL
Senhora:
Agradecendo a sua correspondência e o seu convite, venho por meio de esta confirmar
minha presença e a presença do professor doutor Roberto Borges, secretário da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e de Hilton Cobra, coordenador do Fórum Nacional de Performance Negra no evento previsto para o dia 07 de julho no alto da Serra da Barriga.
Será uma honra participar de esta homenagem marcando os trinta dias do falecimento de meu marido e companheiro Abdias Nascimento e o Dia Nacional de Luta contra o Racismo, aniversário do histórico ato público em que nós participamos em 1978 nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo.
A família e o Ipeafro, instituição que tive a honra e o prazer de ajudar Abdias a criar e que hoje dirijo, pretendemos realizar a intenção dele, expressa em vida, de levar os seus restos mortais à Serra da Barriga. Estamos prevendo o dia 13 de novembro para esse ato e já recebemos a manifestação de entidades e personalidades do Brasil e do exterior no sentido de apoiar e participar desse momento. No velório aqui no Rio de Janeiro nos dias 26 e 27 de maio, representantes do movimento social negro do Brasil sugeriram plantar-se um pé de baobá e um pé de iroko e erguer-se um marco identificando o local. A realização dessas intenções depende, evidentemente, da colaboração e da participação do movimento social negro de Alagoas e das autoridades locais e estaduais, bem como dos órgãos oficiais de apoio à cultura negra e às políticas de igualdade racial. Sou profundamente grata a Vossa Senhoria e ao Projeto Raízes de Áfricas pela iniciativa de estender a mão e expressar a sua solidariedade conosco neste momento.

O Ipeafro pretende realizar um encontro de pensadores, ativistas a artistas nos dois dias
anteriores. Trata-se um momento de reflexão sobre o legado de Abdias nas diversas áreas em que atuou, retomando o colóquio internacional “Ancestralidade Africana e Cidadania: O Legado Vivo de Abdias Nascimento”, que o Ipeafro realizou no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro em 2004 por ocasião de seus noventa anos. A atividade irá realçar e enriquecer a fundamentação do significado da ida de suas cinzas à Serra da Barriga. Lembro que, em 1980 e em 1983, eu mesma participei em seminários realizados pelo Memorial Zumbi em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e nas suas dependências em dias anteriores à ida à Serra da Barriga. Ficamos honrados e contentes com o pronto acolhimento de nossa ideia que Vossa Senhoria manifesta no seu ofício. Entendemos que, na qualidade de realizador do encontro, o Ipeafro irá definir o seu título e a sua programação em consulta com as entidades e os órgãos que o apóiam.
Tenho certeza de que nossa colaboração neste objetivo irá dar ricos frutos no sentido de
reforçar e reafirmar os objetivos do movimento social negro nacional e internacional, ao
mesmo tempo projetando a importância histórica da Serra da Barriga para o Brasil e para o mundo.

_______________________________________________________________
IPEAFRO – INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS
Rua Benjamin Constant, 55 /1101 – Rio de Janeiro, RJ – 20241.150 – Brasil