A Prefeitura do município, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), continua realizando uma série de ações, principalmente a limpeza dos canais, a fim de deixar a cidade mais preparada para enfrentar o período de chuvas e proporcionar melhores condições de saúde à população. A programação será desenvolvida até o próximo dia 18.
As equipes retornaram ao canal do Conjunto Virgem dos Pobres 2, no Vergel, onde, numa primeira ação realizada em fevereiro, foi retirada, no período de dez dias, uma grande quantidade de lixo de dentro do canal, utilizando vários tipos de equipamentos. O problema, segundo a Slum, é que a população continua jogando lixo no canal, obstruindo o escoamento da água. O órgão foi obrigado a trabalhar novamente nessa área para executar mais um serviço de limpeza do canal, antecipando-se ao cronograma elaborado, que previa novas ações somente em outubro.
A medida prejudica outras comunidades, que deveriam estar recebendo esse benefício agora. “É preciso que as comunidades tenham mais consciência e colaborem com o órgão, não jogando material em áreas inadequadas”, afirma José Roque, superintendente da Slum.
Trabalho semelhante está executado por uma equipe de 13 homens, também no Canal das Águas Negras, no bairro da Levada, utilizando uma retroescavadeira e duas caçambas. No Rio Jacarecica, três homens e uma draga de sucção trabalham na retirada de entulhos e desobstrução do rio. Já no Riacho do Silva, no bairro de Bebedouro, a Slum utiliza uma retroescavadeira e quatro caçambas na limpeza do canal. A draga de cabos está reabrindo o riacho localizado entre a sede da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e o Batalhão da Cavalaria da Polícia Militar.
Ações também estão serão desenvolvidas na Grota do Rafael, após conclusão dos trabalhos no canal das Águas Negras, Canal do Trapiche e Canal do Conjunto Virgem dos Pobres.