Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (14) para discutir sobre o seminário de implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Pair), que será realizado nos dias 27 e 28 deste mês, no Hotel Matsubara.
Na reunião ordinária do conselho, que é realizada mensalmente, foi apresentado um relatório parcial de dados referentes à violência e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes de Maceió, o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP). As informações foram colhidas junto a conselheiros tutelares, hospitais, polícia civil, Instituto Médico Legal (IML) e demais instituições que fazem registros das ocorrências. Os dados completos, contendo mais detalhes, serão apresentados durante o seminário Pair, no final do mês.
Segundo o presidente do CMDCA e secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, alguns fatores decisivos impedem a apuração precisa dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Os problemas de subnotificação de registros existem, principalmente, por causa da relação de parentesco do agressor com a vítima. Muitas vezes, ela – a vítima – é intimidada e, por causa disso, colocada numa situação ainda maior de vulnerabilidade”, explicou.
Na ocasião, também foram escolhidos os coordenadores dos eixos centrais do seminário Pair. Eles serão divididos em seis grupos distintos de trabalho, delimitados por temas. O objetivo principal do programa é integrar políticas e desenvolver metodologias adequadas que possam ser disseminadas no enfrentamento desse tipo de violência.