Mais de 100 opositores foram detidos em Bangladesh desde sábado, dia que marcou o início de uma greve geral contra uma mudança do sistema eleitoral que paralisa o país, anunciou a polícia.

No total, 122 militantes opositores foram detidos desde sábado à tarde e condenados a penas de até seis meses de prisão.

Os militantes foram detidos em distúrbios esporádicos registrados em vários pontos do país.

Quase 9 mil policiais e 3 mil paramilitares foram mobilizados na capital Daca, onde prossegue a greve geral.

O principal partido da oposição, o Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), e o partido islamita Jamaat-e-Islami llamaron convocaram a greve para protestar contra uma alteração do sistema eleitoral que consideram benéfica para o partido governista.

O primeiro-ministro Sheikh Hasina anunciou em maio que deseja acabar com o sistema que determina que um governo provisório seja organizado durante três meses no momento das eleições.