A presidente Dilma Rousseff almoça neste instante com o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) no Palácio da Alvorada. A presidente saiu do Planalto há cerca de 40 minutos.
Há a expectativa que a presidente informe a troca no comando da pasta. Luiz Sérgio, entretanto, poderá ser realocado em outro ministério ou na liderança do Governo no Congresso.
A articulação política do governo, que na prática vinha sendo desempenhada pelo ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil), é uma das principais críticas de aliados com relação à gestão de Dilma.
Com a substituição de Palocci por Gleisi Hoffmann em uma Casa Civil menos política e mais gestora, como quer Dilma, grupos do PT passaram a fazer forte pressão pela troca do petista Luiz Sérgio.
Um dos nomes cotados para o cargo é o do petista Cândido Vacarezza (SP). Mas, apesar do apoio de setores do PT e PMDB, o deputado admitiu a interlocutores que a ministra da Pesca, Ideli Salvatti (SC), é a favorita para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, encarregada pela articulação política do governo.
Na avaliação que fez a interlocutores, Vaccarezza ponderou que, mesmo que resistam ao nome de Ideli, petistas e peemedebistas não vão impor oposição à sua nomeação.
Segundo petistas, a presidente Dilma Rousseff ficou contrariada com a movimentação de Vaccarezza para sua indicação, o que acabou debilitando sua candidatura ao cargo.