Quando a alegria de uns é a desgraça de outros

06/06/2011 04:10 - João Kepler
Por Redação
Image

Você pode pensar que essa é a Lei natural das coisas, quando alguns se dão bem, outros estão se dando mal. Na verdade, apesar de não ser generalizado, é assim mesmo que muitas coisas acontecem naturalmente nas nossas vidas.

Porém, o que me faz refletir hoje são os “desgraceiros de plantão” que são aquelas figuras que torcem pelo seu insucesso ou pensam negativamente sobre as pessoas, até mesmo sem conhece-las e de uma forma tão natural que impressiona, como se isso fosse normal ou comum.

Quantas vezes você soube que alguém tem o prazer em detonar as outras ? Esses alardeadores do caos que vivem falando mal das pessoas, que não tem uma palavra de carinho para ninguém ( a não ser para os que convem ) são como um pica-pau que ficam picando e picando .. até furar.

Mas além disso, se você tem vocação para ser “pego pra cristo”, se você é um tipo de pessoa que tudo o que faz, desde seu comportamento, posição social, aventuras e até seus negócios, de alguma forma incomoda e funciona aos olhos dos outros como uma agressão e até as vezes como um absurdo, “mas como aquele cara consegue isso ?”; “só pode tá roubando”; “vai se dar mal’” ; “também, enganando todo mundo!”, e por ai vai .. não se deixe abalar, o linchamento moral, fazem muitas vezes a alegria desse tipo de gente perversa que tem prazer em ver a desgraça alheia.

Bem, o importante é não dá motivos para a vida e se “lixar” para eles e, se você tem mesmo essa “sina”, não espere aplausos quando você conquistar um êxito qualquer pois muitos estarão inconformados com isso, algumas vezes por ciúmes, inveja ou doença mesmo, pois elas estarão sempre esperando algum deslize seu. Quanto mais injustos e covardes forem com você, olhe pra frente e continue marcando seus gols, porque pra você, a única coisa que realmente importa é o grande resultado final, pois o meio resultado será sempre questionado de alguma forma.

Perceber esse tipo de comportamento é fácil, veja nas rodas em que frequenta aquelas pessoas que sempre falam mal de alguém, a intensidade em que comentam, o tom de voz, no ar pejorativo. Quer uma dica?, se afaste de gente assim.

O mais engraçado sobre esta reflexão é que as pessoas empáticas, encantáveis ou vencedoras e, as que sempre dão a volta por cima, são as mais comumente achincalhadas por esse tipo de gente.

E esse tipo de comportamento, já foi comprovado cientificamente. Um estudo da University College, de Londres, apresentou como a primeira evidência científica da alegria que se sente com a desgraça alheia. Segundo essa pesquisa, usando técnicas de mapeamento cerebral, os pesquisadores compararam como as pessoas reagiam ao verem outras pessoas sentindo dor. Se o sofredor era alguém de que “não gostavam”, ativavam mais fortemente a área do cérebro responsável pelo sentimento de recompensa e até uma certo alívio com o sofrimento alheio.

Pra mim, isso é doença de gente maldosa, mal amada e invejosa. Ponto final.

Pense nisso! @JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..