Descubra nichos de mercado

02/06/2011 04:02 - João Kepler
Por Redação
Image

Quando pensamos em desenvolver um projeto, prestar um serviço, montar um negócio ou um criar um produto para o mercado, a primeira coisa que devemos nos preocupar é: Quem serão meus clientes? Onde eles estão? enfim, qual será o target? (alvo).

Um dos diferenciais para um novo negócio ter sucesso é ser “nichado” ou seja, ter um nicho de mercado específico. Porém, a tendência da maioria das empresas é investir em mercados já explorados com grande número de consumidores onde os concorrentes, geralmente pensam da mesma forma. Já viram por exemplo, uma rua com várias bancas de doces, uma ao lado da outra? Neste local, o primeiro que botar um "plus" (algo a mais) na sua banquinha, vai conquistar um outro público ou mais consumidores. Ou simplesmente mudar e ir para outra rua!

É como a história do vendedor de sapatos que viajaram até ao interior do Amazonas e de lá ligaram para o patrão em São Paulo, o primeiro ligou e disse "Seu José, vou embora, aqui ninguém usa sapato, todo mundo anda descalço", o outro vendedor ligou também e disse "Seu José, mande por favor uma carreta de sapatos para cá, aqui ninguém usa sapatos". Pois é, o mercado é assim, depende muito da visão e da maneira de enxergar as oportunidades.

Saber “onde o capim tá alto”, buscar uma oportunidade ou uma novidade no mercado, deve ser uma obsessão para quem quer se diferenciar no mercado. A melhor opção é investir em nichos muito específicos, buscar oferecer produtos ou serviços para grupos menores ou “tribos”, inclusive dispostos a pagar mais pelo que procuram ou desejam.

Os negócios para nichos de mercado é uma tendência, potencializada principalmente pela internet, que ajuda a aproximar as pessoas com interesses semelhantes e segmentados, o que pode acelerar o crescimento do negócio. As tribos se concentram e se multiplicam na internet, Procuram produtos que necessitam e compartilham informações com outras pessoas de hábitos semelhantes por meio das redes sociais. Como produtos específicos são sempre mais difíceis de achar, informações desse tipo são valiosas.

Até grandes empresas e indústrias consolidadas estão buscando focar e investir em nichos, seja com produtos inovadores, seja com produtos regionalizados ou em serviços específicos para determinados grupo de pessoas. Hoje em dia é muito comum o departamentos de novos negócios nas empresas.

Mas, como descobrir um nicho de mercado? Na minha opinião a forma mais fácil é por pesquisa, feeling e aptidão. Descubra na sua cidade, na sua própria comunidade, por pessoas cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação de negócios que podem representar um diferencial ou vantagem competitiva. Pode ser um serviço que ninguém ou quase ninguém faz, vender produtos difíceis de ser achado (um gadget, por exemplo), ou até mesmo procure nos serviços já existentes “brechas” não atendidas pelos que estão ai no mercado e foque basicamente nisso. ou seja, precisa ser diferente.

Se você encontrar uma boa ideia para um determinado nicho de mercado que tenha um público-alvo, então você têm uma mina de ouro nas mãos. Agora é só descobrir as melhores formas de montar e rentabilizar o negócio.

Tenho focado meus negócios para este conceito de “nichos” e posso dizer que tenho obtido muito sucesso na expansão e repercussão das oportunidades em mercados específicos que encontrei nestes anos. Posso inclusive declarar que muitas vezes tive espantos do tipo: “Como ninguém pensou nisso antes ?” Portanto, dedique parte do seu tempo para pensar nas possibilidades e abra seus horizontes.

Pense nisso! @JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..