A internet vai acabar com a Televisão?

31/05/2011 06:23 - João Kepler
Por Redação
Image

Muito se discute sobre o tema, é óbvio que a internet tem crescido vertiginosamente e que tem abocanhado uma parte das mídias tradicionais. Mas isso, não quer dizer que todos os meios de comunicação acabarão e só vai ficar a Internet, significa dizer que os veículos, todos eles, sem exceção, estarão mais Digitais daqui pra frente.

Eu particularmente não acredito no fim da Televisão, acredito na interação entre ambos (internet e TV), assim como foi propagado no passado sobre o fim rádio, quando nasceu a Televisão, a mesma coisa acontece agora, só que com proporções inimagináveis. Isso porque, haverá cada vez menos diferença entre as telas do televisor e a tela do computador e as pessoas vão assistir cada vez mais vídeos em outras telas alternativas, como a do celular, por exemplo. As telas e os conteúdos vão se fundir, de uma certa forma na "televisão online" como canais de compartilhamento, interatividade e seleção de conteúdos pelos próprios usuários. Por isso, a TV jamais vai sair de cena, mais vai perder mais espaço (no sentido de dividir) no âmbito de noticias e entretenimento.

E é nesse sentido que a Televisão já está correndo atrás dos espectadores mais dinâmicos que formam esse chamado “público virtual”. Grandes séries de televisão, como Lost, por exemplo, fizeram conteúdo exclusivo e diferente dos episódios televisivos habituais para a internet e milhares de programas de TV já estão disponíveis para download em sites.

Mas na minha opinião a maior “abocanhada” está sendo nos veículos impressos, que estão sendo paulatinamente substituídos pelos meios OnLine, principalmente com a geração Y e a chegada das novas gerações que já nasceram Digitais. A prova disso é que hoje já estamos lendo menos 18% de jornal e 15% menos de revista. Com a evolução e a popularização dos Tablets como o iPad, esse número vai crescer ainda mais. Com essa preocupação, as edições também estão buscando interagir com o mundo Digital, como mostra um anúncio de uma revista impressa para o Game Wii.

No quesito publicidade, a internet está ainda engatinhando frente a Televisão, mas já está tendo uma grande atenção porque é uma mídia totalmente mensurável e segmentada. Outro fator de alerta é o ROI (retorno do investimento) Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa especializada, apenas 18% das campanhas em TV geram retorno positivo neste conceito. A participação da internet ainda não chega a 6% no geral investido em mídia no Brasil, apesar desta mídia digital já ter crescidos 30% em 2010 e vem crescendo a passos ainda mais largos em 2011.

Essas situações de mudanças e disputas na mídia pela audiência, já aconteceram anteriormente, entre o teatro e o cinema, entre a rádio e a própria Televisão. Agora é a vez da Internet! O resultado: Uma mídia pega emprestado um pouco da outra e cada uma é forçada a se reinventar, é o que sempre acontece.

Pra mim, o maior impacto não foi o surgimento da internet como nova mídia e sim por ter mudado o comportamento do consumidor e tê-lo transformado em ator principal, muito diferente dos veículos atuais.

A velocidade desta mudança é excepcional, como tudo na internet. O marketing está hoje cada vez mais ligado ao Digital e vai perder quem apostar somente no tradicional!

Pense nisso! @JoaoKepler

 

Fonte Pesquisa: Vectar, Mol, MTV e Valor

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..