A venda anual de Smartphones (celulares com mais recursos similares aos computadores), já passa a de Computadores pessoais no mundo, atualmente um em cada quatro celulares vendidos pertence a essa categoria de produtos.

A Banda Larga Móvel (internet para celular) teve um crescimento de 138% em 2010. Para ter uma ideia da evolução, a Banda Larga Fixa (Residencial ou Empresarial) cresceu apenas 21% no ano passado.

Segundo estudo a Huawei Technologies a Banda Larga Móvel computou em 2010, 20,6 milhões de acessos a internet através desses devices (aparelhos), contra 13,8 milhões de acessos pela rede fixa. A expectativa das empresas responsáveis pelo levantamento é que até o final de 2011, a banda larga móvel tenha subido para 32 milhões de acessos e a fixa, para 17 milhões.

Considerando apenas a utilização da internet móvel, o crescimento anual do Brasil está bem acima da média de crescimento mundial, que ficou em 33.7% (móvel) e 17.8% (fixa) durante o ano passado.

Mesmo com o grande crescimento da Banda Larga Móvel e dessa tecnologia no Brasil, o país ainda aparece bem atrás da média mundial em vendas de aparelhos celulares SmartPhones com acesso a internet, sinal de que o Brasil ainda pode crescer muito em vendas deste tipo de aparelhos (Tablets inclusive) e consequentemente de acessos através da Banda Larga Móvel.

Por outro lado, o serviço prestado pela operadoras no Brasil ainda é abaixo da expectativa, para muitos usuários, o serviço é qualificado como péssimo. Temos muito ainda pra melhorar realmente, mas é fato que a internet móvel está em expansão e é um caminho sem volta.

@JoaoKepler

Fonte Pesquisa: Meio&Mensagem e IDGNow