A definição Geração Z se aplica a geração de crianças e jovens nascidas principalmente no final da década de 90 até os dias de hoje.
Esta geração já nasceu OnLine. Desde pequenininhos estão acostumados com esse mundo Digital. Podemos afirmar que são nativos digitais, estando muito familiarizadas com a internet, não apenas acessando de suas casas, mas também pelos aparelhos celulares, ou seja, são extremamente conectadas à rede.
O Z da Geração Z é devido ao hábito de Zapear pelas coisas, em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. Também tem a facilidade de trocar mais facilmente de uma visão de mundo para outra, na vida.
Mas diferente de outras gerações, uma característica positiva é que eles sabem migrar muito bem do OnLine para o OffLine, ou seja, do mundo virtual para o Real, sempre que precisam.
Eles conseguem ligar ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possuem, desapegado das fronteiras geográficas. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos.
Outra característica além do tecnológico é que são críticos e dinâmicos e se preocupam mais com o ecológico. Eles lêem atenciosamente os rótulos, se preocupam efetivamente com o meio ambiente, são ensinados desde a escola da importância da natureza.
Há quem defenda que esta geração ao chegar no mercado de trabalho será dispersa, interpretando a facilidade multitarefas deles, ou seja, capacide de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Esse característica pode ser positiva por um lado, mas há um outro, os especialistas afirmam que são pessoas que não tem o foco como seu forte e poderão tornar-se profissionais dispersos, que se concentram muito menos em uma só ocupação.
Pra mim a única verdade sobre essa geração é que um jovem, hoje, tem uma forma de pensar e agir que é diferente das gerações anteriores e o mercado tem se organizado para potencializar isso à seu favor.
Como exemplo, posto o link de um vídeo de 2 garotos (meus filhos) desta geração falando sobre seus projetos na internet. O mais velho, Théo (imagem ao lado) esta semana me surpreendeu com o desenvolvimento de um aplicativo esepecífico para iPhone na Apple Store. Veja -> http://www.youtube.com/watch?v=mJdLwWyrZl8&feature=youtu.be
.
Fonte Pesquisa: WikiPedia, Catho, Veja e EstagiárioY