Na manhã desta terça-feira (19) policiais militares do 9º Batalhão de Delmiro Gouveia, seguem para a propriedade Luiz Xavier, que fica localizada entre os Municípios de Olho D’Água do Casado e Piranhas para retomada da fazenda.
De acordo com o tenente Novais, vários militares especializados em Direitos Humanos entram em diálogo com representantes dos Sem Terra para conseguir a reintegração de posse. “Vamos dialogar para que tudo ocorra com tranqüilidade”, explicou Novais.
O Movimento dos Sem-Terra ocupou a propriedade Luiz Xavier, na madrugada de domingo (17) e seguem até agora com a resistência. Às margens do Rio São Francisco e da AL-220, a fazenda Luís Xavier tem cerca de 2.500 hectares, mas pouca produtividade.
Por não alcançar índices de ocupação do terreno e de produção, segundo a Constituição (art. 184), a área não cumpre uma função social e está passível de ser destinada ao assentamento de famílias beneficiárias da política de Reforma Agrária. A função social depende ainda da observação das legislações ambientais e trabalhistas em toda área rural.
A reportagem encontrou em contato com a assessoria do movimento, mas o telefone estava fora de área.