Governo autoriza obras de eletrificação no Canal do Sertão

10/10/2012 15:06 - Blog do Sertão
Por Redação

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) autorizou as obras necessárias para garantir o fornecimento de eletricidade para o funcionamento dos dois primeiros trechos concluídos do Canal do Sertão. A eletrificação vai garantir a distribuição de água nos 65 quilômetros iniciais da obra, que passa pelos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca.

Como explica o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, as obras viabilizarão a linha de distribuição de energia para ativar as bombas da estação elevatória do Canal. “São essas bombas que permitem a captação de água da Barragem de Moxotó, em Delmiro, e a distribuição ao longo do Canal”, esclarece Alzir.

A água transportada pelos 65 km iniciais do Canal será usada para abastecimento humano e animal. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, a Seinfra se prepara também para licitar a obra de integração do Canal com o sistema coletivo do Alto Sertão, abastecendo oito cidades - Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas – além de 94 núcleos urbanos.

“Acabamos de receber os recursos do Ministério da Integração e já demos a ordem de serviço para as obras de eletrificação. Colocar água no canal é uma prioridade para o governo e vamos cobrar celeridade para a conclusão desta obra e para ver a água abastecendo cidades que hoje ainda sofrem com a seca”, afirmou Fireman.

Canal do Sertão

Considerada a maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste, o Canal do Sertão é uma das obras estruturantes inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa e se estenderá por 250 km, ao longo de 42 municípios. Beneficiando mais de um milhão de alagoanos, o canal vai abastecer com água tratada a população sertaneja que hoje sofre com a seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural.

Desde 2007, o Governo de Alagoas já concluiu o primeiro trecho do canal, até o km 45, e os serviços do segundo trecho estão adiantados e seguem até o km 64,7. Além disso, Alagoas garantiu recursos, junto ao Ministério da Integração Nacional, para a execução da primeira etapa do terceiro, até o km 77,8, cujas obras já começaram. A Seinfra se prepara também para licitar a obra de integração do Canal com o sistema adutor do Alto Sertão. Os trechos quatro e cinco, até o km 150, já estão licitados e contratados.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..