Morreu nesta sexta-feira os 85 anos o ex-governador do Pará Hélio Gueiros (PMDB). De acordo com a assessoria do governo do Estado, ele sofria de doença renal crônica e fazia tratamento com hemodiálise. O político morreu em sua casa, em Belém, por volta das 13h.
O velório será na antiga sede do governo, o palácio Lauro Sodré. O corpo, porém, só será levado ao local após a chegada da mulher de Gueiros, Terezinha, que está em São Paulo para tratamento de saúde. A chegada da viúva está prevista para madrugada de sábado. O enterro será amanhã, às 15h.
Jornalista e advogado, Gueiros começou a carreira política na década de 50, como deputado estadual e, na década de 60, foi deputado federal por três mandatos. Durante a ditadura militar, teve seus direitos políticos cassados e ficou cerca de 10 anos afastado da vida pública. Depois, foi senador de 1983 a 1987. O político foi governador do Estado de 1987 a 1990 e prefeito de Belém de 1993 a 1996. Nas eleições de 2004, ele se candidatou novamente à prefeitura da capital paraense.