A fim de diminuir o número de casos de violência entre jovens e adultos nas escolas, a Secretaria Estadual de Promoção da Paz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou, esta semana, um seminário para professores e alunos, da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, no bairro de Vila Maria.
O evento teve a presença do prof. João Roberto Araújo, mestre em psicologia social, que ministrou a palestra sobre o Programa Educação Para a Paz nas Escolas e na Família, o qual será implantado este ano em toda rede municipal de Palmeira dos Índios e terá como principal foco o ensino fundamental. “Educar para a paz significa educar para as emoções. A violência nasce na frustração; devemos preparar as crianças para superarem os ‘nãos’ que elas receberão ao longo da vida”, atentou o palestrante, que ministrou palestras de cunho social em Genebra, Tailândia, Índia e nos Estados Unidos.
De acordo com o programa, os alunos terão semanalmente, de forma sistemática, a disciplina Cultura de Paz, que trabalhará o autoconhecimento, os sentimentos e emoções. O prefeito James Ribeiro frisou a importância da implantação deste projeto tanto em Palmeira dos Índios, quanto em outros municípios. O seminário recebeu também a visita da Secretária Estadual de Ação Social de Pernambuco, Laura Gomes, que fez um levantamento dosproblemas mais graves que ocorrem entre os jovens na região agreste.
Presidiram a mesa de honra: o prefeito James Ribeiro, pela vice-prefeita Verônica Medeiros, pelos Secretários Municipais de Planejamento, Luiz Alves, de Educação, Márcia Souza, Mônica Medeiros, que representou os pais dos alunos e Fábio Rogério, representante da Secretaria Estadual de Promoção da Paz.