A contextualização do processo de ensino e aprendizagem tem colocado o município de Arapiraca na vanguarda em Alagoas na educação agroecológica.

As crianças matriculadas nas escolas e centros de educação infantil (creches) recebem novos conhecimentos com a prática de uma pedagogia interdisciplinar, com as visitas periódicas à Escola Municipal de Campo Adalberto Saturnino de Almeida, localizada no bairro Batingas.

No espaço, os estudantes da rede municipal de ensino aprendem o cultivo de horta, criação de pequenos animais e também com a  “Farmácia Viva”, por meio do plantio, colheita e produção de remédios caseiros com ervas medicinais.

Com uma produção mensal de mais de mil quilos de alimentos agroecológicos, o Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral Adalberto Saturnino de Almeida (CAETI 5), localizado no bairro Batingas, em Arapiraca, é utilizado como ferramenta pedagógica para aulas práticas de agricultura para centenas de alunos e alunas da rede municipal de ensino.

 

Novos conhecimentos e vivências

Além de produzir novos conhecimentos, a Escola de Campo de Arapiraca tem como propósito maior a difusão de novos conhecimentos, baseados na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis.

A diretora da Escola Municipal de Campo, Vanessa Pinheiro,  as hortaliças produzidas são introduzidas nas aulas práticas.

"Com a ajuda dos professores-monitores, os alunos aprendem a fazer saladas, bolos, sopas e tortas", revela a diretora, acrescentando que parte da produção local é destinada para o Restaurante Popular Jerimum, que foi revitalizado, ampliado e modernizado na gestão do prefeito Luciano Barbosa.

"Com as nossas aulas práticas, conseguimos produzir bastante, e além de atender nossa demanda, mandamos nosso excedente para o restaurante, para as pessoas que consomem as saladas fresquinhas, entre outros pratos com alimentos livres de agrotóxicos. E o bom disso tudo, é que os alunos fazem parte de todo esse processo de aprendizagem, vivência com o meio ambiente e a natureza", complementa Vanessa Pinheiro.