O projeto de iniciação científica Sargassole, desenvolvido por estudantes da Escola SESI SENAI Benedito Bentes, foi destaque na SBPC Jovem. O evento integra a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, entre os dias 14 e 16 de julho últimos.
Com o tema “Ciência para um Futuro Sustentável”, a SBPC 2025 reuniu pesquisadores, estudantes e a sociedade em torno de debates e experiências voltadas à inovação e à sustentabilidade. A SBPC Jovem ofereceu oficinas, exposições e apresentações de projetos científicos da educação básica de todo o país.
Selecionado pelo Sistema Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica Escolar (Sinpete), o projeto Sargassole representou Alagoas com a proposta de desenvolver uma borracha biodegradável a partir de algas marrons, especialmente o sargaço. A iniciativa busca soluções para o acúmulo da alga nas praias e propõe alternativas sustentáveis de renda para comunidades costeiras.
A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Iago Silva e Sophia Ágata Lisboa, sob orientação da professora Thatiany Pereira. Além da apresentação científica, os participantes vivenciaram momentos de troca com pesquisadores e experiências que ampliaram suas competências acadêmicas e sociais.
“A presença do Sargassole na SBPC simboliza o fortalecimento da ciência na educação básica e o compromisso do SESI com uma formação voltada à pesquisa, à inovação e à construção de um futuro mais sustentável”, explicou a diretora de Educação e Tecnologia do SESI SENAI, Cristina Suruagy.
Foto de Capa: Assessoria