O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Luciano Silva, explicou na tarde desta sexta-feira (15) o que representa a formatura dos 547 novos soldados da corporação, que – formados após um período de curso de sete meses – serão apresentados à sociedade na próxima semana e reforçarão o efetivo policial nas ruas.

Haverá duas solenidades de formatura. A primeira acontece nesta segunda-feira (18), dia 18, às 9horas, no Lago da Perucaba, em Arapiraca; a segunda será na terça (19), no mesmo horário, no Ginásio do Sesi, em Maceió.

“A inclusão destes profissionais representa a oxigenação da tropa, o aumento na capacidade efetiva de cumprir nossa missão, que se baseia na preservação da ordem pública e uma melhora significativa na resposta à população alagoana na área da Segurança Pública no Estado”, frisou Luciano.

Sobre a formação destes profissionais no período de curso, o oficial revela que a corporação elaborou um planejamento específico com uma reformulação na grade curricular. “A formação inicial, sem dúvida, é um fator extremamente importante, capaz de promover bons ou maus profissionais. Por isso, focamos o nosso trabalho para formar da melhor maneira possível estes agentes, que em breve, estarão nas ruas atendendo à população”, destacou.

“Adequamos a carga horária, selecionamos instrutores e incluímos novas disciplinas nesta edição do CFP. Os alunos receberam formação na doutrina de Policiamento Comunitário, filosofia de policiamento baseada na aproximação entre a polícia e a comunidade. Sabemos que com isso, os novos profissionais já serão colocados nas ruas com este pensamento. Eles também receberam instruções específicas com foco nos Direitos Humanos e na condução adequada das viaturas policiais, tudo com o objetivo de oferecer um melhor serviço e prevenir situações indesejadas”, reforçou o comandante.

O coronel Luciano explicou ainda que, através de uma orientação da Secretaria de Defesa Social (Seds), será baixada nos próximos dias uma portaria que impede o emprego deste efetivo em funções burocráticas, sendo sua utilização exclusiva para o policiamento ostensivo.
Um destes policiais que está ingressando na Polícia Militar é o soldado Luiz Aguiar Pessoa Neto, que já está preparando o uniforme para a formatura na terça-feira, em Maceió. Para ele, a oportunidade de integrar a corporação é única e representa a motivação necessária para contribuir com a Segurança Pública em seu Estado.

“Tivemos uma formação sólida e já nos sentimos preparados para atuar em defesa da sociedade. Ao longo do curso, conhecemos o trabalho desempenhado nas bases comunitárias, que representa um envolvimento maior da polícia com a sociedade e que já trouxe excelentes resultados em algumas áreas”, afirmou. “Todas as disciplinas nas quais fomos formados tiveram a sua importância e serão empregadas na prática a partir da próxima semana. Pretendo estar sempre atualizando o conhecimento, através de cursos e aquisição de novas técnicas policiais. Estou feliz e satisfeito pela formatura e a sociedade pode contar comigo a partir de terça”, disse, motivado, o coronel Luciano.

O curso de Formação de Praças (CFP/2010) funcionou em dois polos: Arapiraca (3º BPM) e Maceió (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Distribuição do efetivo

Sobre o remanejamento da tropa recém-incorporada, o comandante da PM ressalta que a distribuição do efetivo atenderá demandas específicas e atuais da corporação. “O efetivo formado no 3º Batalhão será lotado na unidade e reforçará o policiamento em Arapiraca. Já o efetivo do polo Maceió, será distribuído em algumas unidades do Comando de Policiamento da Capital.

“Esta medida visa empregar o reforço nos locais onde há maior necessidade. Estudamos os índices de criminalidade que indicaram que a necessidade do efetivo é maior nas duas maiores cidades do Estado. O trabalho será focado na redução dos índices a patamares aceitáveis e na proteção à sociedade”, completou o oficial.

“Em algumas unidades, como o 4º e 5º Batalhões, que já possuem uma base de policiamento comunitário, parte do efetivo reforçará esses locais. Já em bairros como o Vergel do Lago e o Jacintinho, onde a construção de novas bases se encontra em fase de conclusão, o efetivo será destinado a formar o novo grupo. Batalhões específicos, como Bope e Radiopatrulha também terão seu efetivo ampliado”, acrescentou o comandante.

Semana Santa

Estes policiais militares, que estarão prontos a partir da próxima semana, já serão empregados no reforço do policiamento no período da Semana Santa. Eles estarão nas ruas realizando policiamento ostensivo, blitzes e operações em pontos estratégicos. Na segunda-feira, dia 25, eles serão apresentados nas novas unidades e passarão por um estágio de cerca de uma semana para ambientação e conhecimento do novo trabalho.