Terminou agora há pouco - às 21hs - no gabinete do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no senado, a reunião da bancada federal de Alagoas, quando prevaleceu o bom-senso e não houve disputa para o novo coordenador da bancada.
Dos doze parlamentares que compõem a bancada de Alagoas, apenas o senador Fernando Collor(PTB) não compareceu e mandou o seu voto por escrito indicando o deputado federal Joaquim Beltrão.
A sugestão do rodízio entre Carimbão e Beltrão foi dada pelo deputado federal João Lyra(PTB),cujo ideia foi acatada por toda bancada e elogiada como a melhor formula para unir os parlamentares de Alagoas.
Ficou acertado num acordo entre Joaquim Beltrão(PMDB) e Carimbão(PSB) que o deputado peemedebista vai ficar um ano na coordenadoria e no próximo ano, 2012 o coordenador passará ser o Carimbão.
Portanto, não foi registrado nenhuma disputa. Segundo o novo coordenador Joaquim Beltrão que falou pelo telefone com este blogueiro, " a união por Alagoas falou mais alto."
Daqui há dois anos, Carimbão passará o bastão de coordenador para outro parlamentar.
Atualizado: (as 13:32 do dia 13) - No inicio da reunião para escolher o novo coordenador, a votação ficou empatada, com seis votos favoráveis a Givaldo Carimbão e outros seis para Joaquim Beltrão. Pelo critério de desempate, a presidência ficaria com o deputado Carimbão, por ser o mais idoso, mas o deputado surpreendeu a todos e abriu mão da liderança em prol de Beltrão.
“Abro mão desta posição em nome da unidade da bancada”, disse Carimbão.
O senador Renan elogiou a postura do deputado Carimbão, concordando que para os interesses de Alagoas “o mais importante é manter a união da bancada”, disse o senador.