Inclusão Digital para deficiente mental inicia aulas em Delmiro

12/04/2011 07:45 - Blog do Sertão
Por Redação

O Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Seasu) realizou aula inaugural do Programa de Inclusão Digital do Projeto Infocaps. O evento aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Governador Afrânio Salgado Lages, em Delmiro Gouveia, e reuniu 50 usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do próprio município, de Água Branca e Mata Grande.

O objetivo do programa, que acontece graças à parceria entre Ministério da Saúde (MS), Sesau e Secretarias Municipais, é assegurar a reinserção social dos usuários dos Caps e deve acontecer em todas as 46 unidades do Estado. Por meio dele, a gerência do Núcleo de Saúde Mental da Sesau espera romper preconceitos e fortalecer a cidadania dos dependentes químicos e portadores de transtornos mentais, que terão acesso a cursos de informática.

Com isso, além de poderem se inserir no meio social, poderão se capacitar para ingressar no mercado de trabalho. “Não só os usuários, mas também os seus familiares passarão a dominar as ferramentas da informática, já que o projeto integra toda a rede social ligada aos usuários dos Caps”, frisou o gerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo.

Ainda segundo ele, a Sesau firmou parceria com as Secretarias de Saúde Municipais, já que as aulas serão ministradas em telecentros e lan houses disponibilizadas pelas prefeituras. Os cursos terão carga horária de 80 horas e serão coordenados pelos técnicos José Oséas Oliveira Filho e Cleilton Vieira da Coordenadoria Setorial de Gestão de Informática (CSGI).

“Este projeto tem como objetivo promover a inclusão digital de pessoas excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumentos de construção e exercício da cidadania, através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se integração entre educação, saúde e a tecnologia, visando à transformação social”, salientou Berto Gonçalo.

Ainda de acordo com ele, o Projeto INFOCAPS foi criado com base na Lei 10.216 de 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica. Ela redireciona o modelo assistencial em saúde mental, promovendo assim a reorganização das atividades e serviços. “Para iniciar o projeto foram escolhidos os Caps localizados na 3ª Região de Saúde, onde estão situados os municípios do Sertão de Alagoas”, destacou o gerente de Saúde Mental da Sesau.

Berto Gonçalo evidenciou que a reabilitação psicossocial representa um processo que visa gerar oportunidade às pessoas com sofrimento psíquico para alcançar uma melhor qualidade de vida na comunidade. “Portanto, esta reabilitação aponta para a redução de estigma e preconceito e visa promover eqüidade e oportunidade para os usuários da Saúde Mental, segundo especificou o estudioso Hirdes”, relembra.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..