Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu nesta segunda-feira o nordeste do Japão e provocou um alerta de tsunami no litoral dessa região, informou a Agência Meteorológica japonesa.

O terremoto aconteceu às 17h16 (hora local, 5h16 de Brasília) com epicentro a dez quilômetros de profundidade na província de Fukushima, onde atingiu magnitude 6 na escala japonesa --que vai até 7 e que centra mais no alcance que na intensidade do tremor.

Pouco depois, a Agência Meteorológica do Japão retirou o alerta de tsunami emitido para parte do litoral nordeste japonês, segundo informou a emissora estatal NHK.

O tremor levou a evacuação temporária dos trabalhadores da usina nuclear de Fukushima Daiichi por motivos de segurança, segundo um porta-voz da Tepco, a operadora da unidade, seriamente danificada pelo forte terremoto e tsunami de 9 graus de há um mês.

A Tepco também assinalou que não há mudanças nos parâmetros de radioatividade em torno da usina nuclear após o terremoto, que no entanto cortou a provisão elétrica externa para bombear água nos reatores 1, 2 e 3.

Por isso, estão tentando refrigerar manualmente essas unidades com os caminhões de bombeiros, indicou a Tepco.

O terremoto não afetou por outro lado à provisão de energia da unidade de Fukushima Daini, cerca de dez quilômetros da de Daiichi, segundo informaram tanto a Tepco como a Agência de Segurança Nuclear japonesa.

As autoridades da vizinha província de Ibaraki assinalaram por sua vez que também não há relatórios de danos nas usinas nucleares dessa região.

Após o terremoto, a Agência Meteorológica emitiu um alerta de tsunami na província de Ibaraki por ondas de até dois metros, enquanto nas províncias de Miyagi, Fukushima e Chiba se avisou de ondas de até um metro.

O terremoto de magnitude 7,1 foi seguido de uma réplica de magnitude 6 um minuto mais tarde e outro de magnitude 5,6 às 17h26 (5h26), todas elas com epicentro na província de Fukushima.

RÉPLICAS

Na última quinta-feira, quatro pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas após uma réplica de magnitude 7,1 atingir o Japão.

O abalo foi sentido em Tóquio, a 400 km ao sul, onde os prédios e as casas tremeram durante várias dezenas de segundos.

A NHK, TV estatal japonesa, disse que foram registradas diversas ocorrências de incêndios e cortes de energia elétrica na região.