Boca da Mata espera construção de sua Unidade de Pronto Atendimento

04/04/2011 08:00 - Edmilson Teixeira
Por Redação


O município de Boca da Mata é uma dos raros em Alagoas a ser contemplado provavelmente ainda este ano, com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), modelo de serviço, que os usuários não terão mais que conviver com filas e passarão a contar com acesso a exames de raios-x, laboratoriais e de eletrocardiograma, além de leitos de observação para atendimento durante 24h. A ação faz parte de uma parceria da Prefeitura junto com os governos do estado e federal, cuja oficialização desse acordo foi publicada no Diário Oficial de 29 de novembro do ano passado, onde até cita a empresa pernambucana Revoredo & CIA. LTDA., como a convocada para alavancar a obra.
O prefeito José Tenório que cobra agilidade para execução do projeto, ressalta que esse modelo de assistência apresenta resultados positivos e em curto prazo, já que a UPA era a unidade de saúde que estava faltando em Alagoas, porque, segundo ele, irá evitar que casos de baixa complexidade sejam encaminhados para unidades de grande porte, como a Unidade de Emergência do Agreste (Arapiraca) e o Hospital Geral do Estado em Maceió, disse Tenório, ressaltando que como parceira, a Prefeitura doou o terreno com cerca de mil metros quadrados, localizado às margens da rodovia que dá acesso a cidade de Anadia.
A Sesau, Secretaria de Estado da Saúde é o órgão responsável quanto a formação do mapeamento das UPAS pelo interior, sobretudo com o aval do governo alagoano e do Ministério da Saúde que também é parceiro desse projeto. Além de Boca da Mata, cidades como Viçosa, Palmeira, Marechal, Maragogi, Delmiro, Penedo, Maceió, Porto Real, Arapiraca, Campo Alegre, Pilar, Coruripe e Rio Largo serão contempladas.
Os planos da Sesau, é para que todas as Upas, além dos serviços de clínica médica, possam ofertar também atendimentos pediátrico, ortopédico e odontológico; exames de raio-x, eletrocardiograma, sala de sutura, ultrassom, nebulização, uma farmácia, um laboratório de analises, clinicas e leitos para atendimento 24 horas.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..