A comunidade de Santa Fé, um dos bairros mais carentes de União dos Palmares, recebeu na ultima terça-feira, 29, a mais nova etapa do projeto Prefeitura Itinerante, uma ação do governo municipal, que visa levar para a comunidade ações especificas e de imediato. Ações como limpeza urbana, melhorias na iluminação, calçamento, atendimento médico, esporte e lazer, cultura e arte foram alguns dos serviços prestados.
O projeto foi aberto pela manhã com a banda fanfarra da Escola Salomé da rocha barros, grupos culturais do projeto INAE, com sede na comunidade e dirigida pelo Grupo Espírita União Santa Bárbara (Guesb) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Houve ainda a apresentação dos alunos do 1º ao 3º ano do ensino infantil da Escola Maria Mariá de Castro Sarmento que trabalharam os temas “Vamos acabar coma Dengue” e “Todos contra a Dengue”.
Em seguida o prefeito Areski Freitas, o vice Adeildo Sotero e o secretário de Cultura, Elson Davi, falaram com a comunidade, sobre o projeto, as expectativas e os resultados esperados. A dona de casa Socorro Gomes, mãe de três jovens, parabenizou a ação de combate às vermes e doenças que matam crianças e jovens todos os anos.
Os agentes de saúde visitaram todas as residências verificando se as crianças, jovens e adultos que fizeram os exames de esquistossomose, estão tomando remédios, tratando o problema. Os que ainda não começaram, receberam orientação médica, remédios e guias para o tratamento.
Também houve a distribuição de leite e iogurte para as famílias cadastradas nos programas sociais. Para alegrar a criançada foi montado um parquinho dentro da escola local e ofertadas ainda oficinas de capoeira.
Esporte e Lazer
Por ser um município aprovado pelo Unicef em 2008 como município que trabalha pela criança e adolescente, União dos Palmares, não poderia deixar de lado uma ação importante e construtora de oportunidades: O esporte. Pela manhã foi realizado o campeonato infanto-juvenil com quatro equipes participante formadas por crianças da própria comunidade, na faixa etária entre dez e 16 anos.
Logo no início da tarde foi realizada uma partida de futebol feminino envolvendo um time da comunidade contra o time de futsal do bairro Roberto Correia de Araújo e no final da tarde uma partida na categoria adulto no campo de futebol local. A Secretaria de Esportes fez ainda a entrega para o responsável pelos times infantis da Santa Fé de três bolas para os treinos e brincadeiras na comunidade.