O partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) poderá sofrer uma forte baixa no município de Arapiraca segundo colégio eleitoral do Estado. Na noite desta terça-feira, 29, estiveram reunidos os vereadores que integram a sigla no município, Josias Albuquerque e Moisés Machado, ambos ex-presidentes da mesa Diretora da Câmara Municipal além de João dos Santos e Tarcizo Freire.
A debandada tem como base a sucessão municipal em Arapiraca em 2012. Os quatro vereadores devem ingressar no PSB que conta em Arapiraca com a liderança do ex-vereador Julio Houly, na presidência do diretório municipal.
Nos bastidores a especula-se que o PSB deverá fazer uma aliança com o PPS, com vistas a pré-candidatura do secretário de Estado da Educação Rogério Teófilo a Prefeitura de Arapiraca em 2012.
Quanto a sucessão municipal em 2012 o prefeito Luciano Barbosa estaria encontrando dificuldade de indicar um nome com densidade eleitoral para enfrentar Rogério Teófilo em 2012 e o nome da deputada federal Célia Rocha (PTB) é colocado como possível candidata a sucessão em 2012.
PT fora da administração Luciano Barbosa
O Partido dos Trabalhadores (PT) Arapiraca não faz mais parte da administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB). O secretário municipal de Cultura Arnaldo Rocha indicado pelo partido já é demissionário do cargo.
O PT vem aumentado o número de filiados inclusive com a inclusão de nomes de suplentes de vereadores que conseguiram excelente votação na disputa por uma das 13 vagas na Câmara Municipal.
Os novos nomes do PT em Arapiraca são ex-vereadores José Evilário, Sidnei Geni, e Ronaldo Vital Rios além dos suplentes Fabiano Leão e Edvanio do Zé Baixinho.