O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), voltou a defender nesta quarta-feira a extinção do coeficiente eleitoral e a adoção do voto majoritário nas eleições proporcionais. A proposta, também conhecida como "distritão", prevê que os mais votados sejam empossados. Não é o que acontece atualmente na eleição de vereadores e deputados federais e distritais.
"O caso de São Paulo, por exemplo, que tem, na Câmara, 70 vagas. A proposta é que os 70 mais votados sejam eleitos. Parece óbvio, mas hoje nem sempre acontece isso. Já houve casos de deputados com 128 mil votos não ser eleito por causa do coeficiente eleitoral e outro deputado com 275 votos eleito", disse.
Temer insistiu que a sua opinião não reflete a posição do governo nem do seu partido. O vice-presidente esteve no Senado, nesta quarta, para uma reunião do PMDB sobre reforma política. Temer afirmou que, durante o debate sobre o tema, outro sistema que não o voto majoritário pode ser estabelecido.
"Esta é uma meditação pessoal minha, baseado na Constituição, que diz que todo poder emana do povo. Quando se fala nisso, tem que se pensar que pensar que aqueles que têm a maioria dos votos é que têm que vir para cá governar", afirmou.
"Claro que vou prestar obediência ao que o Congresso determinar, mas acho que se adotássemos na sua pureza o voto majoritário seria mais útil, mas se não for possível, esta é uma casa de conciliação, de acordo, podemos misturar esse sistema com outro, vai depender das negociações", disse.
Michel Temer disse acreditar que as novas propostas da reforma política podem ser aplicadas já nas eleições municipais de 2012. "Acho que é possível já valer a partir de 2012. Se o Congresso trabalhar como está trabalhando, é possível aprovar a reforma até o fim do semestre", disse.
Na Câmara, em fevereiro, Temer defendeu a proposta em reunião da bancada peemedebista. "Esse sistema (previsto na proposta) elimina as coligações, feitas para aumentar o coeficiente partidário. Com isso, até o número de partidos poderá diminuir", afirmou na ocasião.