O Ministério Público, por meio do procurador Luiz Carnaúba, deu mais um parecer favorável à soltura do ex-deputado Francisco Tenório. A decisão é referente ao processo sobre o assassinato de Cícero Belém, ocorrido em novembro de 2005. Com o parecer, o ex-parlamentar ganha mais força para conseguir o habeas corpus. Na semana passada, o procurador opinou favoravelmente ao deferimento do pedido de HC para Tenório no processo sobre a morte do Cabo Gonçalves.

De posse dos pareceres, os integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça analisarão os pedidos de habeas corpus impetrados pela defesa do ex-deputado. As liminares já haviam sido negadas pelo TJ.

“A defesa não viu com surpresa os pareceres do Ministério Público. Desde o início sempre acreditamos que a prisão era desnecessária”, afirmou Fábio Gomes, advogado de Francisco Tenório.

Gomes colocou ainda que o julgamento dos pedidos de habeas corpus acontecerá até a quinta-feira da próxima semana. Ele garantiu estar confiante na decisão da Câmara Criminal. Indagado se o fato de o MP ter apresentado parecer favorável a Tenório ser fator preponderante para a decisão do TJ, Gomes afirmou que, em tese, isso não é regra para a análise do pedido. “Não há esta obrigação, mas é claro que quando um procurador opina pelo deferimento do pedido isso tem um peso a mais”, disse o advogado.

Gomes finalizou afirmando que se o pedido for indeferido, a defesa impetrará novos pedidos de habeas corpus desta vez junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).