Uma comitiva formada por indianos chegou nesta segunda-feira (21) a Maceió com o objetivo de verificar o andamento do Programa de Redução e Combate à Pobreza Alagoas Cidadã, implantado em Alagoas por meio de uma parceria entre a Agência de Fomento de Alagoas (Afal), a Organização Visão Mundial e a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande).

A execução do programa Alagoas Cidadã está sendo viabilizada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), e foi inspirada na metodologia Gol.d (Grupos de Oportunidades Locais para o Desenvolvimento) que teve origem na Índia com o nome de Hand in Hand (self help group). A metodologia foi trazida para o Brasil e adaptada pela Visão Mundial, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o nome de Redes.

Liderada pelo indiano Hemantha Kumar Pamart hy, diretor da Hand in Hand Microfinanças, participam também da comitiva indiana o representante do Fundo Multilateral de Investimento (BID/Fumin), Svante Person, além de representantes nacionais da Visão Mundial.

Nesta terça-feira (22), às 9h, a comitiva será recepcionada na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, pelo secretário adjunto, Antonio Carlos Quintiliano, e os diretores de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, e de Administração e Finanças, Fernando Noronha. Eles vão participar de uma reunião onde será apresentado um resumo da evolução do programa que está sendo desenvolvido na periferia de Maceió e em localidades do interior do Estado.

De acordo com a programação, os indianos vão visitar alguns dos grupos do programa, além de terem encontros com os Agentes de Desenvolvimento de Grupo (ADGs), que trabalham junto às comunidades.

De Maceió, a comitiva seguirá, ainda nesta terça-feira (22), para Recife, e em seguida para Mossoró (RN) e Fortaleza (CE), onde também está sendo aplicada a metodologia Gol.d com o nome Redes. Em Fortaleza, a comitiva vai participar do Seminário de Avaliação Intermediária e do Encontro Nacional de GOLds que acontece no período de 30 de março a 1º de abril.

A metodologia Redes, que em Alagoas recebeu o nome de Programa Alagoas Cidadã, tem como meta o combate à pobreza a partir da formação de grupos, de 10 a 20 pessoas de uma mesma comunidade, que se reúnem para discutir problemas e propor soluções que melhorem as suas vidas e de sua comunidade. A metodologia trabalha questões como empreendedorismo, autoestima, cooperação, educação financeira e microfinanças, tendo obtido resultados extraordinários na Índia na luta contra a pobreza.