Desde sua implantação, em abril de 2022, o projeto “Domingo é Livre” vem fazendo a diferença no bolso dos maceioenses e no incentivo ao uso do transporte coletivo. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) já contabilizou mais de 7 milhões de embarques gratuitos nesse período, com uma média de 47 mil passageiros por domingo.

Só no primeiro quadrimestre de 2025, o número de embarques gratuitos chegou a 840 mil, com média semanal de 49 mil embarques. Isso representa uma economia direta de R$ 2,9 milhões para os usuários de transporte público da cidade apenas neste ano. Desde a implantação da política pública, os maceioenses já economizaram R$ 25,8 milhões com as passagens dominicais.

O diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Glauco Oliveira, comenta sobre o programa, que até já foi finalista na categoria "Iniciativas públicas que inovam e transformam" do Prêmio Nacional do Parque da Mobilidade Urbana em 2024. “Isso é resultado de um planejamento técnico cuidadoso, o projeto de tarifa zero aos domingos busca resgatar os passageiros. Continuamos trabalhando para garantir que a operação do transporte coletivo aos domingos continue eficiente, e o retorno positivo da população reforça que estamos no caminho certo", pontuou.

O projeto tem sido reconhecido como uma importante ação de inclusão social, possibilitando que famílias inteiras se desloquem para atividades de lazer, cultura, esporte e até trabalho aos domingos sem custo algum. Além disso, contribui para a redução do uso de veículos particulares e o incentivo a uma mobilidade urbana mais sustentável.

“Os números de usos e de economia deste importante programa demonstram que a iniciativa tem impactado na vida das famílias. Seja economicamente ou seja possibilitando que se desloquem para atividades de lazer nos fins de semana. É um dos compromissos de nossa gestão em oferecer mais qualidade de vida para as pessoas”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa.

Com resultados tão positivos, o “Domingo é Livre” se consolida como um dos principais programas da gestão de mobilidade urbana em Maceió, fortalecendo o acesso da população ao transporte público e promovendo uma cidade mais acessível e justa para todos.

É necessário obter o cartão Cidadão do sistema Vamu Mobilidade para usufruir da gratuidade, aproximando o cartão no validador no ônibus, a catraca será liberada. Durante todo o domingo são liberadas seis passagens gratuitas em cada cartão. O bilhete pode ser adquirido em terminais de ônibus, na sede do DMTT (Tabuleiro do Martins) e do Vamu Mobilidade (Centro)