O presidente dos EUA, Barack Obama, discursou na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, no qual destacou as diferentes possibilidades de parceria entre os dois países, citando comércio, energia, infra-estrutura e educação.
O americano afirmou ainda que sempre foi dito que o Brasil era o país do futuro mas que, agora, o futuro chegou, e deseja ajudar o país a conquistar ainda mais espaço no cenário econômico global.
Obama iniciou seu discurso afirmando ser um prazer estar no Brasil e agradecendo, também em nome de sua mulher, Michelle, a calorosa recepção que tiveram.
No entanto, Obama lamentou ter chegado dias depois do Carnaval, afirmando: "É uma pena. Mas talvez tenha sido melhor assim. Caso contrário, minha equipe não teria tido um tão bom aproveitamento."
Obama afirmou que, nos últimos dois séculos, nunca houve tantas promessas de futuro para o Brasil. Ele lembrou que o país hoje é a sétima economia do mundo, falando sobre a estabilidade conquistada nos últimos anos.
"O progresso no Brasil é absolutamente surpreendente", disse a uma plateia de empresários. "Muitas vezes se diz que o Brasil é o país do futuro. Bom, o futuro chegou."