O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi recebido na manhã deste sábado pela líder brasileira, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. Prevista para as 10h, a chegada do presidente americano ao Planalto ocorreu às 10h28.
Obama passou as tropas em revista antes de subir a rampa do Planalto, onde encontrou Dilma e o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota. A primeira-dama Michelle Obama já estava no topo da rampa, onde chegou separadamente do marido. Após execução dos hinos americano e brasileiro, Obama entrou no palácio, onde posou para fotos ao lado de Dilma e cumprimentou ministros e autoridades.
Na manhã deste sábado, Obama e Dilma participam de uma reunião avançada para acertar detalhes de tratados e acordos entre EUA e Brasil. No total, serão dez textos relativos a parcerias nas áreas comercial, econômica, social, cultura e ciência e tecnologia.
A cerimônia começou um pouco mais de duas horas depois de Obama chegar, com sua família, à Base Aérea de Brasília, para começar a primeira etapa de um giro latino-americano de cinco dias que incluirá o Chile e El Salvador e foi descrito pela Casa Branca como "emblemático".