A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta quarta (16) e quinta (17), o seminário “Educanvisa: Educação em Vigilância Sanitária”, evento destinado aos profissionais coordenadores das Vigilâncias Sanitárias municipais e professores da rede pública de ensino.

O Educanvisa será realizado no Conselho Regional de Farmácia, localizado na Rua Goiás, nº 90, no bairro do Farol, das 8h às 18h e tem como objetivo ampliar e capacitar os professores e coordenadores das vigilâncias sanitárias dos municípios cujas escolas sejam escolhidas pela Secretaria da Educação para integrar o Projeto Educanvisa. Para conseguir mais informações ou fazer inscrições, os interessados têm à disposição o e-mail: educanvisa.al@gmail.com.

O Projeto Educanvisa é uma parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Justiça e constitui-se em uma experiência pioneira da Vigilância Sanitária que privilegia o desenvolvimento de ações de educação e informação em saúde.

O objetivo do Projeto Educanvisa é estimular a mudança de hábitos a partir da atuação na comunidade escolar, com a formação de cidadãos mais esclarecidos quanto ao uso responsável de medicamentos e aos cuidados com a sua saúde e da comunidade.
De acordo com a gerente do Serviço de Controle de Medicamentos e Drogas, da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, Ianara Freitas, a influência da propaganda no consumo de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária é o tema principal do projeto.

“Outras temáticas relevantes para a saúde também serão abordadas, como os riscos da automedicação, orientações sobre o uso racional de medicamentos e cuidados necessários com o consumo de produtos, como alimentos, cosméticos e saneantes”, explicou.

As ações educativas do Projeto Educanvisa acontecem desde 2009, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.