As unidades da rede estadual de educação participam, no dia 31 de março, da Provinha Brasil, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que avalia as habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano de escolarização. Esta é a primeira etapa do certame, que será repetido no final do ano letivo, o que permite aos professores verificar o que foi agregado à aprendizagem das crianças. Em Alagoas, estudantes de 172 escolas públicas estaduais responderam à avaliação no ano de 2010.
O material para a aplicação da avaliação será distribuído esta semana e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) devem procurar a Gerência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para buscar as provas.
Nesta primeira etapa de aplicação da Provinha Brasil, o objetivo é diagnosticar o desempenho dos alunos durante a fase inicial do processo de alfabetização. “A avaliação nos permite verificar o domínio de escrita e leitura das crianças, as suas dificuldades e quais ações pedagógicas precisarão ser consolidadas ao longo do ano”, explica o gerente de Avaliação Educacional da Secretaria, Ademir Oliveira.
A superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Ângela Costa, conta que os resultados apresentados nesta primeira fase influenciarão o planejamento das atividades em sala de aula. “Com esses dados em mãos, o professor vai planejar o seu trabalho de forma a atender às demandas apresentadas pelos estudantes e, no final do ano letivo, quando for aplicada a segunda etapa da prova, verá se essas ações obtiveram o resultado esperado”, pontua.