O Benin celebrou neste domingo o primeiro turno das eleições presidenciais, em que concorrem 14 candidatos, com vários problemas de organização, mas sem maiores incidentes.

O início do pleito, que estava previsto para as 7h no horário local (3h de Brasília), atrasou pelo menos uma hora em boa parte dos 13.152 colégios eleitorais de todo o país pela ausência de mesários e pela falta de material de votação.

Apesar desses problemas, até as 16h no horário local, quando a votação deveria ser encerrada, não foram registrados graves incidentes, embora muitas pessoas que compareceram para votar não tenham encontrado seu nome lista, segundo pôde constatar a Agência Efe em vários colégios de Cotonou.

Longas filas de eleitores esperavam desde a primeira hora para depositar seu voto em Cotonou, sede do Governo e capital econômica do país.

"Tudo se desenvolve com calma e, apesar do atraso de uma hora na abertura de grande parte dos centros de votação pela chegada tardia do material eleitoral, não registramos nenhum problema", disse à Efe um mesário de um colégio do bairro de Fidjrossé, em Cotonou.

Para o chefe da missão de observação eleitoral da União Africana as votações "transcorreram bem".

"Constatamos uma grande participação da população, com grande entusiasmo e desejo de votar", disse.