O Projeto Raízes de Áfricas, em parceria com o Ministério de Educação/SECAD, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas ,Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Prefeitura de Viçosa, Polícia Civil e Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, realiza ampla discussão acerca dos efeitos da variável raça/cor/gênero como fator determinante de desigualdade social de meninas e mulheres negras e pardas e o racismo institucional.
O tema será tratado na próxima segunda-feira, dia 21 de março, das 08 às 16 horas, durante o Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: Gênero palavra variável, e tem como objetivo reunir de forma participativa e abrangente,mulheres representantes de movimentos sociais, comunidades negras, representantes de governo e sociedade em geral.
Palestrantes locais, de Brasília, Rio de Janeiro e do estado do Maranhão desenvolverão temas específicos, tendo como pressupostos o Plano Nacional para Educação das Relações Étnicorraciais, Estatuto da Igualdade Racial, Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
A meta do Seminário é a criação de documento referencial, como contributo para a implementação efetiva de políticas públicas comprometidas com o enfrentamento ao racismo institucional, sob a ótica da intersetorialidade de gênero e raça.
Nessa primeira etapa do Seminário a centralidade da temática será “Acesso, Produção e Ascensão em Gênero e Etnia as Políticas de Estado”, com ênfase nas áreas de Educação, Comunicação e Segurança Pública”.
Em datas posteriores novas temáticas serão trabalhadas.
Serão emitidos certificados para os participantes do Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: Gênero palavra variável e III Festival Alagoano das Palavras Pretas, com carga horária de 15 horas.
O Seminário é gratuito e as vagas são limitadas. Outras informações através do telefone (82) 8827-3656/ 8815-5794 ou pelo e-mail: raizesdeafricas@gmail.com
Serviço:
ÁROYÉ”- Seminário Afro-alagoano: Gênero palavra variável.
Quando:Dia: 21 de março- Dia Internacional de Luta Contra o Racismo
Local: Auditório 4º andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria- Farol/Maceió/AL

Raízes da África