A Prefeitura de Palmeira dos Índios, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em parceria com a Fundanor, Ufal e Uneal, está promovendo, desde o dia 14 de fevereiro, oficinas e cursos gratuitos de qualificação em profissões que possam gerar emprego e renda para famílias residentes em três comunidades daquela cidade.

O projeto de inclusão sócio-familiar vem sendo apoiado pelo prefeito James Ribeiro. Nele é desenvolvido uma ação coletiva de atendimento sócio-educativo e de estímulo à qualificação ocupacional, oferecendo cursos de curta duração e oficinas de integração sócio-familiar e exercício da cidadania para cerca de 80 famílias, sendo 50 delas ligadas à crianças e adolescentes abrigados na Fundanor ou matriculadas na Creche Municipal e outras 30 ligadas à idosos inseridos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) oriundas dos bairros Ribeira, Vila Nova e Tenório Cavalcante, áreas circunvizinhas a Fundanor.

O público-alvo desta ação se equipara à demanda do CRAS, ou seja, trata-se de uma população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizado, vivenciando situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências.

De acordo com o prefeito James Ribeiro, promover a inclusão social de crianças, adolescentes, idosos e familiares através do desenvolvimento das capacidades produtivas e artístico-culturais é fundamental para a geração de emprego e renda. “Essas pessoas, após a qualificação, ficam aptas a trabalharem em atividades produtivas como horta, carpintaria, panificação e confeitaria, para que adolescentes, idosos e seus familiares possam garantir o sustento da família”, frisou o prefeito.
Nos cursos de qualificação ocupacional (carpitaria, horta, panificação e confeitaria) estão sendo atendidas 60 pessoas. Outras 60 participam de oficinas sócio-educativas. Os cursos e oficinas estão sendo realizados na sede da Fundanor. Maiores informações poderão ser obtidas com a coordenação do projeto, através dos telefones (82) 3420-1282 / 8849-6671 / 9993-2739.