Secretários de saúde da 8ª Região e a apoiadora do Cosems, Kathleen Moura, participaram essa semana no município de Cacimbinhas do primeiro encontro presencial para implementação do projeto saúde Redes em Alagoas. O projeto faz parte do Proadi-SUS, sendo uma parceria entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Hospital Sírio-Libanês (HSL) e tem o intuito de desenvolver estratégias para o fortalecimento da regionalização e do cuidado em Rede em municípios de pequeno porte. Para a gestora da Saúde de Cacimbinhas e anfitriã, Syntia Emanuela, o projeto apresenta um caminho potente para o fortalecimento da governança regional do SUS no agreste alagoano.
"Por meio do projeto poderemos elaborar estratégias de interferência para qualificação de linhas de cuidado priorizadas", destacou a secretária.
Segundo ela, o Cosems e Conasems desempenham um papel estratégico na condução do Projeto, ao exercer a responsabilidade pela articulação interfederativa, avançando em alguns locais, ao destacar a dimensão participativa, pelo reforço do apoio técnico e pelo acompanhamento, monitoramento e avaliação dos impactos gerados nos territórios da Atenção Primária à Saúde.
De acordo com o representante do Conasems, Daniel Faleiros, o principal objetivo do projeto será fornecer aos gestores e profissionais de saúde dos municípios metodologias e ferramentas adaptáveis, que possam ser implementadas, para o fortalecimento da regionalização.
"A principal inovação do projeto reside em sua capacidade de produzir conhecimento em serviço, a partir das experiências regionais vivenciadas nos territórios. O produto final esperado consiste na elaboração, por cada região participante, de um plano de interferência regional, com foco na qualificação de uma ou mais linhas de cuidado prioritárias", afirmou o representante do Conasems.
Na opinião de Kathleen Moura, o protagonismo da reunião se deu na apresentação do perfil de saúde dos municípios, pelos secretários de saúde da região, que fizeram considerações sobre as potencialidades e dificuldades na rede de saúde local.