Mais um dia de alegria para moradores da comunidade de Poeiras, em Estrela de Alagoas. Nesta quinta-feira (3), o povoado realizará mais uma despesca na Unidade Demonstrativa (UD) do Programa Água Doce. O projeto, fruto de parceria entre os governos do Estado e Federal, oferece um sistema de dessalinização para garantir água potável à população e, através do reaproveitamento, garante ainda atividades de piscicultura e cultivo da planta Erva-sal.
Com um sistema de sustentabilidade ambiental bastante organizado, e visto como referência em todo o Brasil, o povoado de Poeiras transformou a despesca - retirada de peixes dos tanques de criação - em uma verdadeira festa. Comerciantes vão até o local para vender bebidas enquanto os moradores realizam a retirada dos peixes e chegam a fritar uma parte no local, sempre num clima de celebração.
O Programa Água Doce tem o objetivo de criar um sistema que preze pelo uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido alagoano a partir da sustentabilidade ambiental. O projeto, que é do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, é acompanhado em Alagoas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da Prefeitura de Estrela de Alagoas.
A Unidade Demonstrativa de Estrela de Alagoas funciona através de um poço, onde a água extraída é tratada através de um dessalinizador e ofertada à população através de chafarizes. O líquido, antes desperdiçado, agora é encaminhado para um tanque onde são criadas tilápias. Uma parte dos peixes criados é distribuída para a própria comunidade e outra parte é vendida para garantir a manutenção da UD.
Por fim, a água salobra, enriquecida com matéria orgânica, é utilizada para irrigar a plantação da chamada Atriplex mummulçaria, mais conhecida como Erva-sal, e que serve para engordar caprinos e ovinos da região, criando assim um sistema de produção integrada que é monitorado pela Semarh, que inclusive capacitou moradores para manter o sistema, mas é gerenciado pela própria comunidade, que define os rumos do projeto.
A despesca do Programa Água Doce acontecerá nesta quinta-feira (3), a partir das 14h, no povoado de Poeiras, em Estrela de Alagoas. O evento contará com a participação do Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, que em fevereiro deste ano recebeu representantes da Coordenação Nacional do projeto para discutir a ampliação da iniciativa em Alagoas.