Unidades PAIS produzem alimentos saudáveis em Mata Grande

15/02/2011 07:19 - Blog do Sertão
Por Redação
Image

As unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), instaladas no município de Mata Grande, a 270 quilômetros de Maceió, já estão produzindo alimento saudável para as famílias beneficiadas, que também conseguem vender uma parte da produção. O projeto é uma parceria da prefeitura com o governo de Alagoas.

Ao todo, o município foi beneficiado com 22 unidades PAIS de um projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Uma das beneficiadas pelo projeto é a agricultora Cleide Lima do Nascimento, moradora da comunidade Morro Vermelho, zona rural de Mata Grande, que fica às margens de uma barragem que tem aproximadamente 8 quilômetros de extensão. “Estou contente por que estamos vendo resultados. Famílias estão sendo beneficiadas com esse projeto”, falou o prefeito Jacob Brandão.

Ela contou que a unidade PAIS foi instalada em sua propriedade no mês de agosto de 2010 e que, até agora, conseguiu produzir 12 tipos de alimentos, todos cultivados de forma orgânica. São eles: alface, cebolinha, coentro, abobrinha, salsinha, cenoura, beterraba, couve, quiabo, tomate, pimentão e repolho.

“A renda ainda é pequena, porque a gente ainda está começando, mas sempre tem encomenda de Manari (PE), a gente sempre consegue vender”, disse Cleide Lima, que cuida da unidade junto com outras duas famílias incluídas no projeto.

Ela lembrou ainda que sempre recebe a visita de um técnico do PAIS, que repassa orientações sobre todo o manejo, como plantio, irrigação, cuidados, pragas, limpeza, colheita e diversificação.

A água utilizada na irrigação da unidade vem da barragem, por meio de um sistema de bombeamento, que acumula numa caixa apropriada. De lá, a água vai para os vegetais, que são cultivados em círculos, tendo ao centro um local fechado com uma tela de proteção para servir como galinheiro.

O projeto de unidades PAIS em Mata Grande também recebe o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. “Vamos ampliar o número de unidades PAIS no município com apoio do governo do Estado”, disse o secretário municipal, Iran Barbosa, referindo-se à inclusão de mais 16 unidades, por meio de um projeto da Seagri/AL, que vai destinar mais 330 unidades para todo o Estado com recursos do Fecoep.
 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..