Nesta quinta-feira (10), o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Marcelo Palmeira, participou de uma reunião com membros da assessoria de Educação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro aconteceu na reitoria da própria universidade e tratou da participação da Seades no projeto “Construção coletiva de uma cultura de educação em direitos humanos”.
De acordo com o gerente do projeto, o sociólogo, Arlan Montelares, a construção desse plano pretende contribuir para a consolidação de uma cultura de direitos humanos em Alagoas, através da institucionalização da educação. “ Como já fizemos um levantamento prévio com outros estados, sabemos que Alagoas está saindo na frente com a criação de um comitê consultivo e propositivo de Educação em Direitos Humanos, e por isso, a longo prazo, também queremos dar espaço aos comitês municipais.” Ressalta Montelares.
A assistente social do projeto, Gerdiane Freitas, confirmou que a Ufal servirá como articuladora entre as ações da sociedade civil e os órgãos governamentais envolvidos no projeto, como as secretarias de Educação, Defesa Social, Direitos Humanos e a OAB, além de já ter estabelecido contato com a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
O secretário parabenizou o projeto da ufal e os profissionais envolvidos com a causa. “Estamos abertos para apoiar no que for necessário, disponibilizando estrutura física e toda logística, principalmente porque a Seades fica em um lugar central”. Salienta Palmeira.
Marcelo Palmeira propôs uma reunião com todos os órgãos envolvidos e o prazo dado pelos técnicos da Ufal é na próxima segunda-feira (14) ter uma definição da data do próximo encontro. Também participou da reunião, a superintendente de assistência social da Seades, Arabella Mendonça.