Os permissionários e clientes do Mercado da Produção, na Levada, tiveram, nesta quinta-feira (10), a oportunidade de participar do Projeto de Prevenção ao Glaucoma. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do SUS, com o Ministério da Saúde e o Instituto de Olhos de Maceió. Nessa etapa contou com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).
A expectativa era atender cerca de 800 pessoas durante todo o dia. Além do exame de prevenção ao glaucoma, também foram realizados exames para detectar catarata e pterígio (pequena membrana na superfície do olho que cresce em direção à córnea, popularmente conhecida como "carne crescida").
Para o secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcante, parcerias desse porte são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos permissionários. “Iremos sempre apoiar iniciativas como essa, que também será estendida para outros mercados públicos da capital”, disse ele.
Para poder participar do projeto, o cidadão tem de comprovar ser maior de 20 anos, ter cartão do SUS e apresentar RG e comprovante de residência. Caso seja detectado o glaucoma, ele de imediato recebe três colírios para iniciar o tratamento; no caso de apresentar sinais de catarata ou pterígio é instaurado um processo para que seja realizada a cirurgia corretiva.
Segundo a coordenadora do Projeto de Prevenção ao Glaucoma, Maria José Santana, é fundamental que as pessoas procurem fazer o exame preventivo para detectar o glaucoma. “Essa doença danifica o nervo óptico e é responsável por 2% dos casos de cegueira no mundo. Por isto, a importância de realizar logo o exame”, disse ela.