A Associação dos Moradores da Serra da Barriga promove, hoje, dia 25 de dezembro, o I Natal Solidário 2010 , que tem como objetivo reunir os moradores da área tombada da Serra da Barriga, no restaurante do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, para celebrar o natal 2010, com muita música, refrigerantes e um bolo de 2 (dois) metros, com brincadeiras, entre outras atividades.

Segundo um dos organizadores e membro da Associação dos Moradores da Serra da Barriga, o universitário do curso de Geografia da UFAL, José Carlos dos Santos, conhecido popularmente como Ito: “Vale lembrar também, que este momento é muito importante para eles. Ou seja, todos os anos, os moradores ficam esperando que alguém resolva fazer alguma pequena festa para que eles possam se divertir, já que não tem muito opções de lazer na localidade. E foi pensando nisso que a AMSB resolveu buscar apoio junto ao Projeto Raízes de Áfricas, para realização do I Natal Solidário 010 – Serra da Barriga”.
Ciente das necessidades do povo negro e quilombola, o Projeto Raízes de Áfricas com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, realizou no dia 22 de dezembro, no restaurante da Federação das Indústrias, um momento que chamamos de “Amig@s Declaradamente Coletiv@s”, ao mesmo tempo que nos reunimos para celebrar a vida, a amizade e parceria, conseguimos arrecadar alimentos e brinquedos para serem doados às crianças carentes da Serra da Barriga, no dia de Natal.
Foram arrecadados em torno de vinte brinquedos e alimentos com a participação d@s amig@s do Projeto Raízes de Áfricas.
Recebemos doações d@s servidor@s da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, da Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes, da médica Rosana Vilela, da Universidade Federal de Alagoas, da jornalista Kelma Abreu, do Centro Universitário de Maceió-CESMAC, da assessora da Secretaria da Paz, Márcia Valéria Santana e da Escola Municipal Paulo Bandeira, entre outros.
Em 2010, os moradores da Serra  da Barriga vão vivenciar o seu primeiro Natal com o sabor da solidariedade humana, diz Ito.