Disiderata é uma poesia belíssima de Max Ehrmann repleto de força, beleza e dramaticidade e Chico de Assis, o ator alagoano, tirou o fôlego do público, quando abriu o vozeirão para declamar Disiderata no almoço de confraternização, acontecido, ontem, quarta-feira, 22 de dezembro, no Restaurante do 6º andar na Federação das Indústrias, promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas .
A dinâmica proposta na chegada ao restaurante permitiu ao grupo expressar em palavras o sentimento de chegada. Sentimentos como amizade, alegria, ansiedade, felicidade, harmonia, agradabilidade,confraternização,encantamento, emoção, maior inclusão, satisfação e gratidão foram citados.
E como agradecer é também partilhar e partilha sinonimiza com divisão, reunimos gentes que aceitaram a proposta do Projeto Raízes de Áfricas de transformar o convencional amigo secreto das confraternizações em “amig@s declaradamente coletiv@s”.
Reunimos as gentes que acreditam que caminhar é ir mais além dos códigos sociais estabelecidos para o mês de dezembro.
Gente que se vestiu, simbolicamente, de Papai e Mamãe Noel.
Ao adotar a responsabilidade coletiva de ajudar os moradores do alto da Serra da Barriga a realizar seu primeiro almoço de Natal promovemos um momento coletivo da partilha de consciências.
Na verdade tivemos um palco montado e a arte de dois talentos alagoanos fez cena. Após a apresentação do poeta e ator Chico de Assis, a arte alagoana personificou-se na belíssima voz da cantora Pauline Alencar que cantou e encantou com o quebra-línguas Quadra e Meia , do grande Jacinto Silva.
As doações, entre brinquedos e alimentos foram entregues ao representante dos moradores da Serra da Barriga, o universitário do curso de Geografia da UFAL, José Carlos dos Santos, conhecido popularmente como Ito.
Recebemos doações de amigos e servidor@s da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, da Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes, da médica Rosana Vilela, da Universidade Federal de Alagoas, da jornalista Kelma Abreu, do Centro Universitário de Maceió-CESMAC, da assessora da Secretaria da Paz, Márcia Valéria Santana e da Escola Municipal Paulo Bandeira, entre outros.
E saímos do nosso encontro mais energizad@s: além da certeza de que os moradores da Serra terão como presente: seu primeiro almoço de Natal , compartilhamos a agradável e descontraída presença de pessoas muitíssimo importantes em nossa construção pessoal e profissional.
É a certeza de dever cumprido.
Obrigada a tod@s amig@s e parceir@s!