A Câmara Municipal de Arapiraca realizou esta semana duas sessões ordinárias, e contou com a participação das secretárias de Saúde, Aurélia Fernandes, na terça-feira 14, e na quarta-feira, 15, Caroline Albuquerque,titular da municipal de De4senvolvimento Urbano e Habitação e Helena Virginia, de Planejamento.
Na terça-feira, a secretária Aurélia Fernandes, fez uma ampla explanação sobre as ações da sua pasta em Arapiraca.
Ao usar a tribuna na explicação pessoal, o vereador Moisés Machado (PMDB) disse que a presença da secretária traz benefícios para todos com seus esclarecimentos.
Porém, assegurou, que as críticas atribuídas à saúde em Arapiraca, são para um melhor desempenho do setor.
Moisés Machado agradeceu aos colegas, pela aprovação do Projeto que regulamenta o tratamento às Microempresas e empresas de pequeno porte.
Ao falar sobre o projeto, o vereador disse esperar que o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) faça uma melhor avaliação com os técnicos do SEBRAE, para que só desta forma, o município possa sair ganhando com a arrecadação de impostos.
Ainda na mesma sessão, a vereadora e vice-presidente Graça Lisboa, fez uma saudação especial a estudante Márcia Santiago, vencedora da 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, ressaltando que ficou bastante emocionada ao ver a estudante receber a medalha das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando a importância desta conquista, principalmente por levar o nome de Arapiraca e da Escola Manoel Lúcio em nível nacional, como também a professora da escola, Maria Lucely, por ter orientado a aluna.
O vereador Daniel Rocha (PTB) solicitou à SMTT, providências no que diz respeito a Resolução 304 de dezembro de 2004, que dispõe sobre vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiências, como também, o cumprimento da Resolução 303 de dezembro de 2008, que dispõe sobre vagas exclusivamente para idosos.
Já na quarta-feira, a Câmara Municipal de Arapiraca, recebeu Caroline Albuquerque, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Helena Virginia.
As duas secretárias levaram aos vereadores, uma minuta do projeto que dispõe sobre o parcelamento de solo urbano em Arapiraca.
Durante mais de duas horas, as duas secretárias detalharam para os vereadores, quais os povoados que poderão ser transformados em centros urbanos, como por exemplo, Bálsamo, Pau d’Arco, Lagoa Cavada e Capim.
Por sua vez, o vereador João dos Santos, pediu as secretárias que retirem do projeto estas comunidades, por entender segundo ele, que elas perderiam recursos federais, citando como exemplo, verbas dos Pronafs.
Tanto Caroline Albuquerque, quanto Helena Virginia, garantiram que vão mudar a minuta do projeto e que em momento algum, pensaram em prejudicar qualquer comunidade.
Ao final, ficou definido, que uma comissão de vereadores, secretários estarão visitando essas comunidades em data a ser agendada para discutir o assunto.
Ao encerrar, o presidente Josias Albuquerque, disse que a Câmara Municipal de Arapiraca estava satisfeita com a presença das duas secretárias, que tomaram a iniciativa de levar ao Legislativo um projeto para ser discutido, onde muitas vezes, esses projetos chegam em cima da hora para serem votados, o que no seu entender, é errado.
Eleição da Mesa Diretora
Será na próxima segunda-feira, 20, às 16h00, a eleição para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, para o biênio 2011/2012.
A Sessão extraordinária, convocada pelo presidente Josias Albuquerque, acontece no plenário do Poder Legislativo de Arapiraca e contará com a presença dos 13 vereadores.
Segundo Josias Albuquerque, que presidirá os trabalhos, a convocação para que todos os vereadores participem da votação, foi feita através de ofício encaminhado aos parlamentares.