Avião que fez pouso forçado prestava serviço para o Governo Federal

13/12/2010 12:49 - Blog do Sertão
Por Redação
Image

Na manhã desta segunda-feira (12), técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) de Recife (PE) começaram a investigar a causa do pouso forçado do avião que pertence à empresa Microsurvey que fazia levantamentos de minérios para o Governo Federal, na região do Sertão de Alagoas.

O avião bimotor, modelo Baron B58, prefixo PT-EPY, pousou na BR-423, próximo ao povoado Alto dos Coelhos, município de Água Branca, no último sábado (11), após apresentar problemas mecânicos em um dos motores. A aeronave começou perder altitude quando passava pelas linhas de transmissões da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

O piloto, identificado apenas como Luiz Carlos, está há três meses taxiando o avião, no aeroporto de Paulo Afonso (BA), para coleta de dados na região. Luiz Carlos avisou a estação através do rádio que um dos motores estava com problemas e não daria tempo de pousar no aeroporto que ficava a 42 quilômetros do local.

De acordo com informações do superintendente do aeroporto, Itaibes Piava, o avião apresentou defeito após 15 minutos de voo. “Ele saiu do aeroporto às 7h50 e teve que realizar o pouso forçado às 8h05. Graças à experiência do piloto o pouso aconteceu com segurança”, disse Paiva.

A Polícia Rodoviária Federal do posto do Carié foi acionada para orientar motoristas que passavam pelo local. A asa do avião tomou conta da pista por ter 10 metros de comprimento.

Segundo J. Roberto do SERIPA, o avião não teve problemas graves, apenas uma tubulação se desprendeu do motor. “Nossa equipe está chegando a Recife com mais informações. O problema não foi grave, apenas uma tubulação que saiu do motor”, explicou o perito de acidentes aeronáuticos.

O bimotor decolava duas vezes por dia para realizar análises do solo. A empresa proprietária do avião é do Rio de Janeiro. A aeronave foi guinchada para Paulo Afonso.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..