Câmara Municipal de Arapiraca realiza sessão ordinária

02/12/2010 14:39 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves

 A Câmara Municipal de Arapiraca realizou nesta quarta-feira, 1º sessão ordinária e contou com a presença da maioria dos vereadores para discussão e aprovação de várias matérias de interesse da população arapiraquense.
A vereadora Gilvania Barros (PMDB) solicitou da secretaria municipal de Obras e Viação, a revitalização da Praça José Pereira Leão, popularmente conhecida como Praça dos Curis.
De acordo com a vereadora, por ser uma praça localizada no centro da cidade e também está próxima da Igreja Senhor do Bonfim eser uma das mais tradicionais e mais antiga de Arapiraca, necessita urgente da revitalização.
Vereadora reivindica ensino médio para comunidades
A vereadora Graça Lisboa solicitou ao secretário de Estado da Educação, Rogério Teófilo, a implantação do ensino médio na Vila Bananeira em parceria com o município e nas Escolas Padre Jefferson de Carvalho, no bairro Guaribas e na Escola Professor Moacir Teófilo, no bairro Canafístula.
Em sua justificativa, a vereadora, ressalta que os estudantes dessas localidades que deixam suas casas no início da noite, são obrigados a retornarem após as 23 horas, isso porque têm que pegar três ônibus.
De acordo com a vereadora, só no bairro de Bananeira, cerca de 250 alunos se deslocam diariamente para Arapiraca para estudar. O mesmo acontece, segundo a parlamentar, com cerca de 150 alunos que deixam a Canafístula todas às noites, para também estudar em Arapiraca, tornando a vida desses estudantes bastante difícil. Muitos deles, por enfrentarem tantas dificuldades, terminam desistindo de continuar os estudos.
Problemas de estacionamento no centro de Arapiraca
O vereador João dos Santos (PMDB) solicitou à SMTT, implantação de estacionamento municipal nas ruas que dão acesso ao comércio de Arapiraca.
De acordo com o vereador, hoje é praticamente impossível encontrar um lugar para estacionar no centro da cidade, tão grande é o número de veículos na cidade, justificou.
João dos Santos, disse que mesmo os estacionamentos particulares em Arapiraca, encontram dificuldades para atender a demanda de veículos.
Ele lamentou também, que com as últimas medidas adotadas pela SMTT, de que não se pode estacionar no centro de Arapiraca nem por dois minutos, sem que o veículo seja guinchado pela SMTT, é preciso encontrar um local adequado para a instalação desses estacionamentos municipais.
Audiência com o governador
O vereador Moisés Machado, (PMDB) usou a tribuna para comunicar aos demais vereadores, que ele, o presidente Josias Albuquerque, os vereadores Severino Pessoa (PPS)e Tarcizo Freire (PMDB) participaram em Maceió, de um encontro agendado pelo secretário de Estado da Educação , Rogério Teófilo, com o secretário de Saúde, Herbert Motta, para falar sobre o Hospital Chama, que não estava realizando cirurgia porque o Governo do Estado teria reduzido drasticamente os valores dos convênios com aquela unidade hospitalar.
De acordo com Moisés Machado, a medida prejudicou bastante a população que não tinha onde ser atendida, a não ser que tivesse um bom poder aquisitivo.
Ele disse que ao tomar conhecimento da situação, o secretário Herbert Mota, resolveu o problema, mas que é preciso evitar tais transtornos e saber de quem é a responsabilidade, se da Secretaria Estadual de Saúde ou da secretaria municipal de Saúde de Arapiraca, porque o único prejudicado é o povo que fica sem assistência médica adequada.
Moisés Machado, disse ainda, que durante a tribuna livre, quando terá a participação da secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, vai cobrar dela as responsabilidades com o setor em Arapiraca.
Já o presidente Josias Albuquerque, disse que preferia não se manifestar sobre o assunto, mesmo tendo participado do encontro com o secretário estadual Herbert Motta, porque vai esperar à noite de hoje, para ouvir da secretária quais suas justificativas para os problemas relacionados à saúde de Arapiraca.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..