O I Festival das Palavras: Pretas Poesias com “Cor e Identidade”, que acontece dia 03 de dezembro, das 19 às 22 horas, na Companhia da Lagosta traz um desafio: traduzir as Áfricas que habitam em nossas peles, consciências e vivências em uma construção de palavras/poemas/poesias que dinamizem e ampliem a visão eurocêntrica que limitam as contribuições da historicidade negra à gastronomia e performances de dança.
O Festival das Palavras Pretas é um projeto piloto que quer vê as gentes alagoanas ou não, como diria Caetano, no comando de um movimento contínuo de trocas e experiências, encadeando poemas/poesias carregados de significados sociais, como se fosse um museu de memórias das nossas histórias ancestrais.
É uma alternativa, que a gente aprendeu com a iniciativa pioneira do Papel Varal, do Ricardo Cabús e quer transformar o poema/poesia em mobilizador de significados sociais contra o racismo que aparta pessoas e culturas.
Na noite do dia 03 de dezembro, a próxima sexta-feira, o espaço da Companhia da Lagosta estará coalhado de poemas/poesias nas mesas, no teto, nas cadeiras. Poesias/poemas relacionados à temática negra, sem vergonha de serem lidas, como memórias comestíveis.
Poesias/poemas da temática afro-brasileira de muit@s autores e autoras, daqui e de alhures, que querem compartilhar outras histórias, outras vozes de pertencimento.
Venha passar uns momentos especiais com a gente, resgatando palavras e tornando outras mais belas, soltando a voz, muitas vezes, empalidecida pelo stress cotidiano.
E se você escreve sobre a temática traga os seus poemas para serem lidos.
E entre um poema e outro seremos brinda@s pela voz, maviosamente, musical da cantora Pauline Alencar
Feche por uns momentos sua agenda de compromissos inadiáveis e venha celebrar esse encontro de muitas gentes e outras culturas, compartilhando poesia nesse tempo tão árido de humanos com tempo para ser humano.
É uma viagem para ampliar nossos conhecimentos cotidianos.
Até o embaixador africano de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira topou nosso convite.
E você ? Não vai deixar por menos, vai?
Os poemas /poesias pedem a sua voz!
Não os deixe órfãos.
A entrada é franca, mas para uma melhor acomodação faça reserva de mesa.
Ligue para a Michele e reserve a sua.
E até lá!
Afroabraços,
Da Arísia Barros
Serviço:
Festival das Palavras Pretas: Poesias com Cor e Identidade
Local: Companhia da Lagosta
Rua: Dep. Luiz Gonzaga Coutinho, 86
(referência defronte a Choparia Alagoana)- Jatiúca
Reservas de mesa: Michelle Santos
Gerente de Operações
Companhia da Lagosta Maceió e Japaratinga
End.: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, S/N, bairro Jatiúca
Fone: (82) 3357-6153 / 9641-0509