Escolher o perfume ideal para o dia a dia de trabalho é fundamental, porque ele vai refletir seu estilo e projetar sua personalidade. Ainda que você não saiba, cada perfume é desenvolvido para um certo tipo de pessoa e com a intenção de passar uma mensagem. Pensando nisso, resolvemos dar dicas para você avaliar se está usando a fragrância mais indicada de acordo com a sua profissão.
Se você trabalha em escritório de advocacia como advogada, em empresa como executiva, ou em banco, jamais use perfumes marcantes, sensuais, de uso noturno, ou de muita difusão. Seja discreta. Prefira perfumes mais clássicos e mais elegantes que passam confiança e credibilidade para os clientes.
Para elas: Magnolia Nobile de Acqua di Parma, Un Jardin sur Le Nil e Un Jardin Mediterranée da Hermès, Petite Chérie de Annick Goutal e Rose The One da Dolce&Gabbana.
Para eles: Dior Homme da Dior, Colônia Abssoluta da Acqua di Parma, Boss Selection de Hugo Boss e Eau D’Hadrien de Annick Goutal.
Já na publicidade, vale a pena investir em perfumes criativos, modernos e dinâmicos. Mas preste atenção na sua carteira de clientes. Caso sejam empresas muito tradicionais, use a regrinha acima.
Para eles: Black Cashmere de DKNY (masc), White Patchouli de Tom Ford (masc), Infusion de Vétiver da Prada (masc), Encre Noire de Lalique (masc), L’ Amoureux de D&G (masc).
Para elas: Si Lolita e Fleur de Corail de Lolita Lempicka, Fuel for Life da Diesel, Zen Gold da Shiseido, Naughtie Alice da Vivienne Westwood, Flower Bomb de Viktor & Rolf, Womanity EDP de Thierry Mugler.
Se você está no ramo do entretenimento e deve sempre aparecer, use e abuse de perfumes marcantes, mas cuidado com os perfumes muito sensuais. Eles nem sempre são os mais adequados para o dia.
Para eles: Bang EDP de Marc Jacobs, Kenzo Homme EDT Boisée de Kenzo, L’Eau au Masculin de Lolita Lempicka.
Para elas: Guilty EDP da Gucci, Gucci by Gucci EDP da mesma marca, J’Adore Or da Dior, Angel EDP de Thierry Mugler, Minuit Noir EDP de Lolita Lempicka, Daisy EDP de Marc Jacobs.
Para as pessoas que trabalham com decoração e moda, a dica é ficar antenada nas tendências e procurar usar perfumes atuais. Não use sempre o mesmo perfume, troque de estilo sempre que a roupa pedir. Caso sua clientela seja mais clássica, opte por clássicos famosos da perfumaria.
Para ambos: Procure fragrâncias exclusivas, como Chanel Les Exclusifs, Armani Privée, Tom Ford, John Galliano, Comme de Garçons, os exclusivos da Dior etc...
Para os executivos do mercado financeiro, a dica é investir na discrição e pouca difusão. Invista em um perfume discreto e CARO - Sua imagem de sucesso reflete o seu desempenho profissional, cuide dele.
Para eles: Bleu e Egoïste de Chanel, Z de Zegna, Bulgari Man da Bulgari, Roadster da Cartier, Cologne Blanche da Dior, Eau D’Hadrien de Annick Goutal, Azure Lime EDP de Tom Ford, Le Vanqueur EDP da Rancé.
Para elas: Idylle EDT da Guerlain, Iris Nobile da Acqua di Parma, Miss Dior Chérie, Coco Mademoiselle EDT de Chanel.
Para o pessoal da tecnologia, multimídias, designers de sites, redes sociais, dj’s, usem e abusem de perfumes gadgets, inusitados, energéticos, vibrantes e muito criativos.
Para eles: Play Intense de Givenchy, Attitude Extreme de Armani, Voyage da Hermes, The Brave da Diesel, He Wood da D2squared, Antidote de Victor & Rolf.
Para elas: Idole EDT de Armani, Play for Her de Givenchy, Daisy EDP de Marc Jacobs
Jornalistas e pessoas que possuem trabalhos estressantes podem procurar usar fragrâncias energizantes, dinâmicas. Já para quem trabalha com relações públicas, muito cuidado na hora de escolher o perfume: veja bem qual é o perfil dos seus clientes e cuide para passar a imagem que os reflete.
Para eles: Boss In Motion da Hugo Boss, Pólo Blue da Ralph Lauren, Tokyo de Kenzo, Le Male de JPG.
Para elas: Eau de Cartier Essence Orange da Cartier, Happy da Clinique, Boss Orange EDP da Hugo Boss.
Para o pessoal da balada e promotores de casas noturnas, a dica é usar perfumes da noite, com glamour, misteriosos e sensuais.
Para eles: Obssession Night da Calvin Klein, Boss Bottled Night da Hugo Boss, La Nuit de L’Homme de YSL.
Para elas: The One by D&G, Amethyst de Lalique, J’Adore e Midnight Poison da Dior, Heat da Beyoncé, Ma Dame de JPG, Lady Million de Paco Rabanne, Glamour de Moschinno, Ange Ou Démon de Givenchy, Eau Mega de Victor & Rolf.
Esportista e profissionais da saúde não deveriam usar perfumes. Caso você não consiga sair de casa sem ele, opte por fragrâncias bem frescas, bem cítricas e muito leves.
No geral, procure saber sobre as notas que compõem o perfume para não errar:
Notas frescas - cítricos, pepino, verdes, aromáticos, marinhos e aquáticos.
Notas sensuais - jasmim, ylang ylang, sândalo, madeiras, musks, café, tabaco - notas animais e especiaria em geral.
Notas misteriosas - dama da noite, orquídea negra, incenso, olíbano, mirra, artemísia, mandrágora, absinto, notas de bebida no geral.
Notas doces - frutas, florais intensos, gourmets - caramelo, açúcar, baunilha, vanilla, tonka, chocolate, mel, bala.
Notas modernas - metal, roupa lavada, minerais, borracha.
Notas austeras - cedro, vetiver, couro, tabaco, âmbar, talco (combinadas).
Notas clássicas - rosa, musgo, íris, lírio, notas verdes.
Notas energizantes - gengibre, papiro, cítricos (principalmente laranja), menta, hortelã, champanhe, grapefruit, alecrim, notas de bebida, especiarias.
Notas relaxantes - baunilha, lavanda, verbena, camomila, madeiras mornas, leite.
Matéria escrita por Simone Shitrit - formada em Direito e administração de empresas. Atualmente trabalha no ramo da beleza como especialista em fragrâncias e consultora olfativa. Autora e editora do blog internacional sobre perfumes, perfumistas e perfumaria + Q Perfume Blog e do + Q Perfume Trends & Blends, que fala sobre tendências, lançamentos e tecnologias olfativas. É também crítica colaboradora do site americano PerfumeCritic.com e do site alemão Essenza Nobile










