Um camaronês, 22 anos, foi detido pela Polícia Federal por volta das 10h deste sábado, no Porto do Recife (PE). De acordo com a PF, o estrangeiro estava no País de forma clandestina e foi encontrado por marinheiros no dia 28 de outubro dentro do porão da embarcação, perto do guindaste que faz a retirada e colocação de carga do navio "VTC ACE", de bandeira vietnamita.

Ainda segundo a polícia, a embarcação havia partido de Duala, República de Camarões. Ela realiza no Brasil um abastecimento de 19 t de açúcar e em seguida partirá para Lisboa, ainda neste domingo. A PF ouviu o comandante do navio; um oficial da marinha; o marinheiro do convés (que encontrou o camaronês); e também o próprio estrangeiro. A embarcação foi multada em R$ 4.138,75.

De acordo com a Polícia Federal, o camaronês contou que costumava fazer "bicos" transportando cargas e, em busca de uma vida melhor, teria driblado a fiscalização do porto de Duala e se escondido no porão da embarcação. O estrangeiro disse ainda, segundo a PF, "que resolveu tentar conseguir emprego em qualquer país do mundo onde o navio atracasse, porém, não tinha intenção de vir para o Brasil, e sim para Portugal ou França". O camaronês ainda contou que enquanto ficou na clandestinidade se alimentou de água, biscoito e tapioca que trouxe consigo.

Como o estrangeiro não apresentou nenhum documento que o identificasse, a embaixada de Camarões será acionada para se identificar sua verdadeira identidade. Ele está sob prisão administrativa até que o procedimento de repatriação seja concluído. De acordo com a Polícia Federal, o camaronês foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficará à disposição da Justiça Federal,isolado dos presos comuns.