Colégio Bom Conselho de Arapiraca comemora 60 anos de existência

13/11/2010 17:25 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves

 O Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho de Arapiraca foi fundado pelo Cônego Teofanes Augusto de Araújo Barros. Uma vasta programação sobre a evolução do CBC nas seis décadas desde sua fundação está sendo comemorada.
A abertura solene ocorreu na tarde deste sábado, 13 e contou com a presença do diretor, professor, José Moacir Teófilo que destacou a importância da instituição na cultura e na educação de Arapiraca e Alagoas ao longo de 60 anos formando várias gerações.
Em seu discurso fez um breve histórico do CBC e destacou o engajamento da sociedade arapiraquense nos avanços conquistados até o presente. Destacou a banda de famfarra iniciada com apenas sete instrumentos vindo a conquistar anos depois o segundo lugar no País em uma competição no Rio de Janeiro competindo com 14 estados.
Moacir Teófilo lembrou em seu discurso de um aluno ilustre do CBC o atual secretário de Estado da Educação Rogério Teófilo, precursor da interiorização do ensino superior no interior do Estado.
A solenidade de abertura das festividades comemorativas dos 60 anos de existência do CBC contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Josias Albuquerque (PMDB) que destacou o CBC como um orgulho de Arapiraca e maior patrimônio do seu povo.
A solenidade contou ainda com a presença de professores, estudantes e familiares de alunos além do vereador e deputado estadual eleito Severino Pessoa (PPS)

Histórico do CBC
O Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho teve como primeiro diretor o ex-prefeito Coaracy da Mata Fonseca e sua primeira turma funcionou em uma sala de aula da Escola Adriano Jorge. O segundo diretor foi Claudenor de Albuquerque Lima que anos depois foi deputado estadual e teve uma passagem curta pelo CBC.
O terceiro dirigente do CBC foi o dr. Geraldo de Paula Magalhães, em sua atuação ocorreu um movimento grevista envolvendo professores e alunos, e resultou na demissão do diretor e na nomeação de um interventor para dirigir a instituição de ensino e conter a crise.
Essa missão foi confiada ao jovem professor José Moacir Teófilo em 02 de novembro de 1954. Em 1955 graças ao seu excelente desempenho foi definitivamente nomeado diretor do CBC e continua até o presente.
Sua habilidade, equilíbrio, competência e liderança foram fundamentais para o fortalecimento da instituição de ensino que continua prestando relevante contribuição a Educação e formação de novas gerações.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..