A Secretaria de Estado da infraestrutura de Alagoas (Seinfra), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano, realizou, nesta terça-feira (19), o 2º Seminário sobre o Núcleo Estável de Rede Social de Meio Ambiente e Saúde (Nersmas). Participaram do evento, representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil alagoana, interessados em estreitar ainda mais o diálogo entre o poder público estadual e as comunidades atendidas com obras da Seinfra.
Durante o seminário, a professora doutora Graça Turck, do Rio Grande do Sul, ministrou uma palestra sobre a formação de redes sociais. A formação do núcleo é uma iniciativa inédita em Alagoas, prevista no Programa Urbano de Água e Esgoto, desenvolvido pela Seinfra, em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
De acordo com Angela Paim, superintendente de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, o governo do Estado está ampliando a compreensão da população sobre as ações realizadas em Alagoas. “É muito mais interessante quando as políticas públicas são elaboradas a partir de um estreito diálogo com os diversos setores da sociedade, identificando-se as reais demandas de cada comunidade. Assim, as políticas públicas são mais eficientes”, diz Paim.
Realizado no Hotel Pajuçara, o evento contou também com a participação de representantes de diversas entidades sociais, escolas públicas, da Caixa Econômica Federal, da Casal, da Ufal e órgãos governamentais. A perspectiva é que os seminários se expandam para outras áreas, além da área ambiental.









